wdaaf

655 palavras 3 páginas
Problemas Ambientais
Os problemas ambientais e o conseqüente risco à saúde são gerados pelo rápido crescimento populacional e pela constante expansão das atividades agrícolas e industriais. Mais de 70% da indústria israelense está concentrada ao longo da estreita zona costeira, onde as condições meteorológicas são desfavoráveis à dispersão dos poluentes. A fim de combater a poluição das costas do Mar Mediterrâneo e do Mar Vermelho, Israel adotou um vasto programa que compreende legislação e sua implementação, limpeza das praias e das costas, e atividades internacionais, sobretudo na esfera do Plano de Ação do Mediterrâneo.

Em conseqüência da escassez de água e do desenvolvimento intensivo, a degradação da qualidade da água constitui-se em problema crítico. As principais causas da poluição dos lençóis dágua são os fertilizantes químicos, os pesticidas e a infiltração de água do mar e de águas de esgoto, tanto doméstico quanto industrial. O tratamento das águas de esgoto vem recebendo alta prioridade, devido à preocupação com a conservação do meio ambiente e com a saúde pública e a fim de desenvolver novas fontes para a irrigação agrícola. Foi iniciado um programa de reabilitação de rios poluídos, com a finalidade de transformá-los em fontes de água fresca e potável, além de seu valor ecológico e recreacional. A qualidade da água dos rios é monitorada regularmente, e a qualidade da água potável é rigorosamente supervisionada.

Os fatores que afetam a qualidade do ar incluem a produção de energia, o transporte e a indústria. Em resposta aos alarmantes níveis de poluição nas áreas urbanas altamente industrializadas, principalmente ao longo da planície costeira, foi iniciado um amplo programa de controle dos recursos atmosféricos, que inclui a instituição de padrões de emissão e a expansão do sistema nacional de monitorização do ar. O uso de carvão e de óleo de baixo teor sulfúrico na produção de energia vem ajudando a reduzir as concentrações de óxidos

Relacionados