Wanda de aguiar horta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Wanda de Aguiar Horta

Introdução

Este trabalho visa apresentar de forma sucinta o resultado da leitura e discussão de material sobre a Dra. Wanda de Aguiar Horta. Fica claro a sua preocupação em proporcionar meios eficientes para a recuperação do paciente, estabeleceu processos educativos envolvendo profissionais, família, comunidade de forma abrangente e visando com seus estudos tornar aEnfermagem uma ciência respeitada. O envolvimento aconteceu profundamente desde o mais básico dos procedimentos até a elaboração de conceitos merecendo maior destaque a Teoria das Necessidades Humanas Básicas, e o Processo de Enfermagem no qual o profissional consegue produzir um trabalho padronizado e de qualidade.

Vida e Obra de Wanda de Aguiar Horta

Wanda nasceu em 11/08/1926, em Belém –PA. Filha de militar obteve a certificação em Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo USP, em 1948. Continuou seus estudos e, em 1953, recebeu o diploma de Licenciada em História Natural, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná. Em 1962, sua Pós-Graduação foi em Pedagogia e Didática Aplicada à Enfermagem, pela Escola de Enfermagem da USP. Fez oDoutorado em Enfermagem e Livre Docência em Fundamentos de Enfermagem na Escola de Enfermagem Ana Néri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebeu a certificação em 31 de outubro de 1968. Exerceu a Livre Docência na Universidade de São Paulo, após aprovação em concurso que lhe oportunizou o título de professor adjunto (HORTA, 1973).
Com o seu saber realizou inúmeras palestras econferências, ministrou cursos na área da saúde, participou ativamente em orientações de dissertações de mestrados e teses de doutorado. Com auxilio da bolsa estudo, Wanda realizou viagens a Portugal, Espanha, Bélgica, Itália, Suíça e Estados Unidos (LEOPARDI, 1999).
A teorista Horta faleceu em 15/06/1981, com cinqüenta e cinco anos, deixando inúmeros estudos. Seus textos, artigos e os livros foramconsiderados inovadores, estimulantes e complexos para a época. Morreu sem ter sua teoria totalmente validada.

Teoria das Necessidades Humanas Básicas

É o modelo teórico mais conhecido e utilizado em nosso país. A autora fez uso da teoria da motivação humana, de Maslow, que é fundamentada nas necessidades humanas básicas, que são consideradas, na ciência da enfermagem, como os cinco níveis daenfermagem.
Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o CicloMotivacional.
A teoria da motivação (Maslow) tem cinco níveis de necessidades humanas

Conceitos, proposições e princípios

Enfermagem: enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado; de recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outrosprofissionais.
Assistir em enfermagem é: fazer pelo ser humano aquilo que ele não pode fazer por si mesmo; ajudar ou auxiliar quando parcialmente impossibilitado de se autocuidar; orientar ou ensinar, supervisionar e encaminhar a outros profissionais.
As funções da (o) enfermeira (0) podem ser consideradas em três áreas ou campos de ação distintos.
* Área específica: assistir o ser humano noatendimento de suas necessidades básicas e torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado.
* Área de interdependência ou de colaboração: a sua atividade na equipe de saúde nos aspectos de manutenção, promoção e recuperação da saúde.
* Área social: dentro de sua atuação como um profissional a serviço da sociedade, função de pesquisa, ensino,...
tracking img