Walt whitman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIESP
INSTITUTO EDUCACIONAL SUPERIOR “SANTO ANDRÉ”

DÉBORA KELLY OLLER CARDOSO
ELISETE DE SOUSA RESENDE
VALÉRIA LOPES CARRILHO DE CASTRO

WALT WHITMAN

SANTO ANDRÉ
2012
UNIESP
INSTITUTO EDUCACIONAL SUPERIOR “SANTO ANDRÉ”

DÉBORA KELLY OLLER CARDOSO
ELISETE DE SOUSA RESENDE
VALÉRIA LOPES CARRILHO DE CASTRO

WALT WHITMAN




Trabalho realizado como parte dosrequisitos para cumprimento das Atividades Complementares do Curso na disciplina de Literatura Inglesa e Norte-Americana III - ministrada pela Professora Lilian Carneiro.

SANTO ANDRÉ
2012

AGRADECIMENTOS

Agradecemos à nossa Professora de Literatura Inglesa e Norte-Americana, Lilian Carneiro, pela oportunidade de conhecer um novo mundo através de uma incrível viagem literária.

“Só eu dequalquer modo não sou o mesmo, e isso é o mesmo também afinal.”
Álvaro de Campos
RESUMO

Este trabalho refere-se à leitura e estudo da obra escrita por Walt Whitman, "Leaves of Grass” e obras influenciadas por suas características. Encontramos essas influências no filme “Sociedade dos poetas mortos”, na pintura de Thomas Eakins, na música da banda de rock gótico Nightwish e, ainda, no poema“Saudação a Walt Whitman” de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa. Não deixando de citar o filme “Intolerance” de 1916 dirigido por D.W. Griffith, no qual as histórias estão interligadas pela dramatização de um poema de W.W. Esse estudo tem, também, como objetivo apresentar os pontos nos quais se fundem as principais características de Whitman com obras de épocas e contextos diferentes.Palavras-chave: Whitman; influências; heterônimo; pessoa
ABSTRACT

This Project refers to reading on “Leaves of Grass” written by Walt Whitman and other works, which were influenced by his characteristics. This influences were found in several types of Literature, such as: in the move “Dead Poets Society”, in Thomas Eakins’ picture, in the ghotical rock band Nightwish’s song and, even, in thepoem “Saudação a Whitman” written by Álvaro de Campos who is Fernando Pessoa’s heteronomus. And don’t stop mentioning the move “Intolerance” produced in 1916, directed by D.W. Griffith, which stories are linked to a Whitman’s poem. This study has also the objective to present the points that join the principal Whitman’s characteristics with works from different ages and contexts.

Keywords:Whitman; influences; heteronomus; pessoa
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO8

1 – VIDA E OBRA9

2 – “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS” 12
2.1 – A influência de Walt Whitman em outros segmentos da arte13

3 – SAUDAÇÕES AO BRASIL17

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS18

5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS19


INTRODUÇÃO

Walt Whitman escreveu “Leaves of Grass”, sua única obra, a qual fez várias revisões no intuitode aperfeiçoá-la a cada edição. Em seus escritos colocou o seu mais profundo sentimento, todas as suas observações vividas desde a sua infância. Cada poema relata um fato, um momento; tais como: as dificuldades de estabilidade financeira de seus pais, a Batalha de Brooklin, a Revolução da Independência. Walt foi capaz de observar desde muito pequeno tudo o que se passava ao seu redor, um homembrilhante que permanece na atualidade.
Em “Sociedade dos poetas mortos” é apresentada a incompreensão de uma escola tradicionalista por um professor de estilo modernista, que procura mostrar aos seus alunos que a vida não se resume em simples páginas de livros. Situação que termina com uma grande tragédia, deixando clara a necessidade de liberdade de sentir, viver e lutar por um ideal.
Napintura de Thomas Eakins é apresentada uma imagem que reflete a sentimento de Whitman pela liberdade de ser o que você é independente do que os outros pensem, mesmo que para isso você fique sozinho. No filme “Intolerance” observa-se o protesto contra a intolerância das pessoas com as quais convivemos. Whitman sofreu com a rejeição das pessoas de sua época, que não aceitavam sua forma de escrever e...
tracking img