Wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA DE WALLON
Segundo a autora Abigail A.Mahoney (2002), Henri Wallon nasceu e viveu na França entre 1879 e 1962. Durante esse período o mundo foi abalado por duas guerras, que envolveram a maioria dos países existentes na época. Wallon participou da primeira (1914-1918) como médico, o que lhe proporcionou a oportunidade de ao tratar dos feridos, observar lesões orgânicas e seureflexo sobre processos psíquicos. Na segunda (1939-1945), participou do movimento da resistência contra os invasores nazistas, o que reforçou ainda mais sua crença na necessidade de a escola assumir valores de solidariedade, justiça social ,antiracismo como condições para reconstrução de uma sociedade justa e democrática. Sua trajetória acadêmica revelou sólida formação em filosofia, medicina,psiquiatria, áreas que configuram seu interesse em psicologia.
De acordo com Isabel Galvão (1995), de 1920 a 1937, Wallon é o encarregado de conferências sobre a psicologia da criança na Sorbonne e outras instituições de ensino superior. Em 1925 funda um laboratório destinado à pesquisa e ao atendimento de crianças ditas deficientes. Ainda em 1925 publica sua tese de doutorado “A CriançaTurbulenta”. Inicia um período de intensa produção com todos os livros voltados para a psicologia da criança. O último livro “Origens do pensamento na criança’, em 1945. Em 1931 viaja para Moscou e é convidado para integrar o Círculo da Rússia Nova, grupo formado por intelectuais que se reuniam com o objetivo de aprofundar o estudo do materialismo dialético e de examinar as possibilidades oferecidaspor este referencial aos vários campos da ciência. Neste grupo o marxismo que se discutia não era o sistema de governo, mas a corrente filosófica. Em 1942, filiou-se ao Partido Comunista, do qual já era simpatizante. Manteve ligação com o partido até o final da vida. Em 1948 cria a revista ‘Enfance”. Neste periódico, que ainda hoje tenta seguir a linha editorial inicial, as publicações servem comoinstrumento de pesquisa para os pesquisadores em psicologia e fonte de informação para os educadores. Faleceu em 1962.
Segundo a autora Hélène Gratiot-Alfandéry, Henri Wallon nasceu em Paris, em 1879, numa família da grande burguesia do norte da França, cresceu com seus 6 irmãos e irmãs, “numa atmosfera republicana e democrática”. Entrou na Escola Normal Superior em 1989 e recebeu alicenciatura em filosofia em 1902: uma carreira de ensino parecia se abrir diante dele. Após um ano docência no Liceu de Bar-le-Duc, decidiu iniciar seus estudos em medicina, para se dirigir ulteriormente, a exemplo de seu contemporâneo Georges Dumas, para a psicologia. É, portanto, à psiquiatria que irá dedicar-se durante alguns anos, mais especialmente a psiquiatria infantil nos diferentes serviçoshospitalares, com um interesse marcado pelas anomalias motoras e mentais da criança, sobre as quais se dedica, de 1908 a 1914, com numerosas observações. A partir de 1925, nomeado diretor do primeiro laboratório de psicobiologia da criança na Escola Prática de Altos Estudos (Paris), Wallon continua `a frente de pesquisas e do ensino. Entretanto, ele teve sempre a preocupação de assegurar aplicaçõespráticas, por vezes imediatas, ás suas pesquisas sobre a educação infantil. Esse foi o caso de seus estudos sobre a psicomotricidade, os mecanismos da memória ou do julgamento moral.

Segundo a autora Heloysa Dantas, Wallon foi tão parisiense quanto Freud foi vienense; passou sua longa existência de oitenta e três anos (1879-1962) em Paris. Foi medico de batalhão durante a primeira guerra etrabalhou para a Resistência na segunda; filiou-se ao partido comunista algumas semanas depois que os nazistas fuzilaram Politzer. Depois da libertação, presidiu a comissão que elaborou um projeto de reforma de ensino para a França de teor tão avançado que permanece parcialmente irrealizado: à maneira socialista de Makarenko, Wallon concebe o estudo como trabalho social mediato, e prevê para os...
tracking img