Wall street

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE COMERCIAL

NOÇÕES DE COMÉRCIO

1- COMÉRCIO

1.1 - Conceito

Entende-se por comércio a troca de mercadorias por dinheiro ou de uma mercadoria por outra.
A atividade comercial é inerente à natureza e as necessidades humanas, pois todos temos necessidades e, se não existisse moeda, trocaríamos bens que temos em excesso por outros que não possuímos. Ela coloca à disposiçãodos consumidores, em mercados física ou economicamente delimitados, grande variedade de bens e serviços.


1.2 - Origens Históricas do Comércio

São remotas as origens do Comércio. Na Antiguidade, os fenícios, provavelmente, foram o povo que mais se notabilizou na atividade comercial. Várias causas e fatores contribuíram para tal, algumas inclusive de natureza geográfica. A Fenícia dispunhade pouca terra para o desenvolvimento de uma agricultura de grande qualidade. Assim, teve de voltar-se à atividade comercial, construindo grande frota que realizava extensas atividades comerciais com o Ocidente, bem como, por terra, com o Oriente.

Além dos fenícios, foram muitos os povos da Antiguidade que exerceram com esmero a atividade comercial, como os gre¬gos e mesmo os romanos. Maisrecentemente, entre os séculos XII e XVI, vários países. Independentes e repúblicas européias desenvolveram intensa atividade comercial. Destacam-se Veneza, com seu interesse principalmente voltado para o Oriente, e Portugal, bem como outros países de tradição de descobertas e de navegação. Por vocação, por necessidade e como conseqüências de suas descobertas acabaram desenvolvendo sua atividadecomercial em níveis acima da média. Modernamente, o comércio é uma ativida¬de primordial de todos os países. O Brasil tem, desde a época da abertura dos portos, no início do século XIX, desenvolvido ampla vocação para as atividades comerciais, tanto interna quanto externamente, favo¬recido pela excepcional variedade de produtos primários e secundários que produz, bem como premido pela necessidadede importar outros bens de capital dos quais era carente, até pouco tempo.






2- EMPRESAS COMERCIAIS

São aquelas constituídas com o fim de exercer atividade mercantil, que se caracteriza pelo lucro, ou seja, são entidades econômicas constituídas com objetivo de exercer atividade mercantil.
A função da empresa mercantil e de servir de mediadora entre o produtor e o consumidor debens, o que e feito com finalidade lucrativa.
A atividade mercantil ou comercial é caracterizada pela prática de atos de comércio e é exercida por pessoas denominadas de AGENTES DO COMERCIO, que são as pessoas físicas ou naturais, que praticam atos do comércio por conta própria, ou seja, comerciantes.

2.1 - TIPOS DE ENTIDADES MERCANTIS

Tradicionalmente, uma classificação fundamental é a quesepara as entidades mercantis (comerciais) em dois grandes tipos: entidades comerciais atacadistas e entidades comerciais varejistas.

A distinção é mais facilmente notada quando se caracteriza a (unção que a empresa mercantil, de um tipo ou outro, exercita dentro do campo econômico. Por exemplo, os clientes de um ou outro tipo é que melhor definem as diferenciações.

Assim, por um lado, aclientela preferencial ou característica das empresas atacadistas é constituída por empresas industriais, agrícolas, que utilizam as mercadorias vendidas pelo atacadista, como matéria-prima ou suprimentos, ou outras empresas mercantis intermediárias. É importante notar que a mercadoria ven¬dida por tais entidades nunca vai diretamente ao consumidor individual final. Sempre segue para outrasempresas que aplicam mais trabalho e produzem outro produto ou para empresas mercantis colocadas num grau inferior da cadeia de distribuição.

Por outro lado, a empresa mercantil varejista comercia, usualmente, bens de consumo que vão dire¬tamente para o consumidor. Para bens especificamente instrumentais (bens de consumo intermediário), pode também vender diretamente para cedas indústrias de...
tracking img