Wall street: o dinheiro nunca dorme resenha crítica e comentários

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
FACULDADE UNA DE CONTAGEM
Curso Superior em Ciências Contábeis – 2º ciclo, módulo B

NOMES:
Carla Alves de Almeida
Débora Aparecida da Silva
Ellen Maynã da Silva
Lilian de Souza Pinto
Keyla Cristina Vitor
Maria Dalva Silva Santana
Mariana Ferreira Maia Braga
Renata Ferreira Campos

WALL STREET: O DINHEIRO NUNCA DORME
Pontos Convergentes e Divergentes sobreo Filme e Resumo Crítico

Professor: Rafael Cota Maciel.

Contagem
2013

1. RESUMO CRÍTICO DO FILME
O filme retrata o cenário financeiro de 1987 a 2008, quando o mundo passou por diversas crises financeiras. O filme mostra-se bem atual, demonstra a preocupação com o meio ambiente, os smartphones, a internet e o mundo globalizado. Porém reafirma que em Wall Street quem manda é odinheiro.
Inicia-se o filme com a saída da prisão de Gordon Gekko, onde cumpriu prisão por fraude, lavagem de dinheiro e extorsão. Jacob Moore, jovem corretor de Wall Street, com uma carreira promissora, cuja especialidade são as fontes renováveis de energia, aposta em uma pesquisa que está sendo desenvolvida que promete usar a força do mar para criar energia. Jacob quer conselhos sobre como agir comBretton (James Brolin), um grande investidor que fez com que seu mentor, Lewis Zabel (Frank Langella), tivesse que vender sua tradicional empresa por uma ninharia. Gekko decide ajudá-lo, pedindo em troca que Jacob o ajude a se reaproximar de Winnie.
O filme nos mostra que as negociações na bolsa de valores é como se fosse um jogo, uma disputa onde todos querem ganhar a quase qualquer custo. Nesse“jogo” correr risco é fundamental, não importa se os boatos são verdadeiros ou não, o que importa é no que os compradores acreditam. Isso nos mostra também o tamanho da ganância, que levam as pessoas a cometerem loucuras, sem pensar nas consequências. Os boatos podem levar grandes empresas a falência, e esses boatos surgem com a especulação que é a mãe de todo a mal, dívida alavancada, onde se pegamais dinheiro emprestado e vira uma “bolha” que um dia se estoura, e um exemplo disso foi quando as ações de 79 dólares tiveram que ser negociadas por 3 (três) dólares.
Outro ponto importante é o tempo, não se pode investir hoje e querer ter um grande retorno em curto prazo.
O filme também retrata: A explosão da bolha da internet (2001): o fim dos anos 90, a internet passou a ser reconhecidapelo mundo como um meio de comunicação sem fronteiras, eficiente e que poderia gerar enormes vantagens competitivas e abrir muitas oportunidades para as empresas. Que a internet é formidável, não há dúvidas; o problema que ocorreu nesta época foi a supervalorização deste meio de comunicação, gerando uma falsa ideia de que o mesmo seria um instrumento que poderia gerar uma quantidade de lucrosilimitada.
O ideal é saber o que se está fazendo e ter habilidades, pois colocar alavancagem em títulos sem valores ou investir em títulos de alto risco não é uma boa ideia, pois tem que ter bastante conhecimento para não falir.
O mais interessante trazido pelo diretor Oliver Stone, foi a mensagem de valores familiares esquecidos por muitos gananciosos do mercado. Pensar em valorizar a família eprever o que pode acontecer com a família alheia após inúmeros atitudes negligenciadas são o foco primordial do filme após a crise financeira de 2008.

Os elementos fundamentais de Wall Street – o dinheiro nunca dorme são: dinheiro, vingança e ganância.

*Títulos de alto risco: são títulos expedidos por empresas com baixas pontuações de créditos e prometem altas taxas de retorno.
*Risco moral: équando alguém pega o seu dinheiro e não é responsável por ele.
*Bolha Financeira: refere-se a uma falsa replicação de capitais sobre um único capital através do sistema financeiro.

2. PONTOS CONVERGENTES OU DIVERGENTES DO FILME

* “Se você não se sentir confortável em ser dono de alguma coisa por dez anos, então não o seja nem por 10 minutos.”
Ao compararmos a citação com o filme,...
tracking img