w4fder

365 palavras 2 páginas
MATERIAL:
Dan Flavin (1933-1996) constrói espaços através do uso exclusivo de lâmpadas fluorescentes. Este é o aspecto de sua obra que mais interessa a este trabalho.
A escolha de um único material emissor de luz e suas variações (cores, formas e tamanhos), portanto limitando-se tecnicamente, é uma atitude que impressiona ao descobrirmos a infinidade de poéticas e resultados luminosos alcança. http://designdaluz.blogspot.com.br/2011/06/dan-flavin.html MOVIMENTO ARTISTICO:
Caracteriza-se pela simplicidade e pureza das formas e prima pela geometrização e repetições simétricas. Conceitualmente, o “Minimal” se configura como um princípio operacional, buscando alcançar a maior tensão formal possível. Um marcante esforço de síntese, sem, no entanto, se restringir das múltiplas abstrações, do impacto intelectual e sensorial que a obra de arte proporciona. A Arte Minimalista é enaltecida de forma especial através da Escultura. Destacam-se as obras de Donald Judd, com suas caixas uniformes em metal, acrílico ou madeira, pintadas numa única cor forte. Carl Andre reconhecido pelas esculturas em formatos ordenados e arranjos geométricos alinhados de matérias primas como tijolo, blocos, madeira e metal. Dan Flavin, com esculturas produzidas com tubos de luz fluorescente. Sol LeWitt com as construções de estruturas modulares esqueléticas – o cubo aberto. Dentre outros artistas também importantes estão: Robert Morris, Richard Serra, Yves Klein, Eva Hesse.

http://www.esterrenaux.com.br/inspirese/minimalismo_na_arte?v=39
BIOGRAFIA:

Dan (Daniel) Flavin (1933-1996) Artista minimalista americano. Durante o serviço militar na Coréia, estudou arte num programa da University of Maryland. Ao retornar a Nova York, cursou história da arte na Columbia University. Em 1963, começou a construir com lâmpadas fluorescentes suas esculturas e instalações. Participou da Documenta de Kassel. Em 2005, uma retrospectiva foi organizada pela National Gallery of Art., Washington, que

Relacionados