Vygoysk

1647 palavras 7 páginas
Vygoysk
Aprendizagem e desenvolvimento :um processo sócio-histórico
Marta Kohl de Oliveira

O texto apresenta inicialmente uma cronologia, destacando aspectos importantes da formação e produção de Vygotsky. Entre os dados encontramos que ele nasceu em 1896, tendo ingressado em 1911, pela primeira vez, em uma instituição escolar, depois de anos de instrução com professores particulares. A formação de Vygotsky foi bastante diversificada. Como trabalho de fim de curso da Universidade escreveu A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca. Em 1924, no II Congresso de Psiconeurologia faz uma conferência que representou um marco na sua carreira profissional. Pensamento e Linguagem foi a ultima obra escrita por ele. Organizou o laboratório para crianças deficientes em 1929.
Na história pessoal e profissional podemos destacar que era membro de uma família judia, sendo os segundo de oito irmãos, com o pai como chefe de departamento em um banco em Gomel e representante de uma companhia de seguros. Sua mãe era professora formada, mas não exercia a profissão. A família tinha uma condição econômica e cultural favorável, sendo considrada uma das mais cultas da cidade. Vygotsky interessava-se pelo estudo e pela reflexão em várias áreas do conhecimento. A maior parte da sua educação formal foi realizada em casa com tutores particulares, entrando na escola formal aos 15 anos. Formou -se em Direito, tendo cursado paralelamente os cursos de história e Filosofia.
Vygotsky trabalhou na área da pedologia ( ciência que estudava a criança de modo integral ). Criou um laboratório de Psicologia na escola de formação de professores de Gomel . Com Luria e Leontiev formou o trio que organizou o enfoque histórico-cultural na Rússia pós revolucionaria. Enquanto a psicologia do tipo experimental deixava de abordar as funções mais complexas do ser humano, a psicologia mentalista nã chegava a descrever estes fenômenos complexos, Vygotsky e seu colaboradores procuravam uma abordagem

Relacionados