Vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente estudo tem o intuito de aprofundar nas contribuições da teoria histórico – cultural. Iremos nos basear particularmente nas idéias de Vygotsky, para nos referirmos a determinada teoria, afinal as idéias do autor é liderança ao que se refere a essa teoria.

Iremos abordar nesse texto alguns aspectos referentes , aos pontos básicos da teoria que teve Vygotsky como principal formulador:a gênese da sua formulação, o seu significado teórico- metodológico e a importância dos seus princípios e categorias na compreensão sobre os sujeitos do processo de alfabetização e de como se dá o desenvolvimento das suas funções psicológicas; uma síntese de como através dos estudos de Vygotsky sobre o desenvolvimento histórico- cultural dos sujeitos, podemos entender os adultos, suas limitaçõese possibilidades de desenvolvimento cultural; a explicação de como retirar da sua teoria sobre a relação aprendizado e desenvolvimento os subsídios para explicitar a possibilidade dos adultos se desenvolverem e o papel da alfabetização como processo fundamental responsável pelo aprendizado e conseqüente desenvolvimento das zonas de desenvolvimento proximal dos adultos que levam a profundasmodificações de comportamento; finalmente , a explicação de como , através das teses de Vygotsky, é possível avaliar o estatuto teórico que atribui ao alfabetizador o seu papel interventivo enquanto mediador de um “ bom ensino” que tem todas as condições de, numa relação pedagógica dialógica e conduzida através de instrumentos pedagógicos vários, possibilitar o desenvolvimento cultural dos adultos.Após apresentar essas idéias a intenção é que os educadores compreendam melhor o processo de alfabetização dos adultos analfabetos. Compreendendo o processo de ensino aprendizagem de apropriação da linguagem escrita, provocando alterações em seu comportamento, em suas capacidades intelectivas, de forma que possam intervir de forma mais planejada, organizada e consciente na realidade em que estãoinseridos.

Vygostsky procurou desenvolver um método que permitisse a compreensão na natureza do comportamento humano, enquanto parte do desenvolvimento histórico geral da nossa espécie.Ele entendia que a compreensão do ser humano dependia do estudo do processo de internalização das formas culturalmente dadas de funcionamento psicológico.Foi o partir dessa premissa que tentou explicar atransformação dos processos psicológicos elementares relacionados a fatores biológicos do desenvolvimento , em processos superiores, resultantes da inserção do homem num determinado contexto sócio-histórico.

O teórico investiga a construção do sujeito na interação com o mundo, sua relação com os demais indivíduos, a gênese das estruturas de seu pensamento a construção do conhecimento. Vygotsky daespecial importância ao estudo do cérebro, entendido como órgão material da atividade mental.O funcionamento cerebral é moldado ao longo da historia da espécie e do desenvolvimento individual, ou seja, passa por mudanças no curso do desenvolvimento do individuo, devido a interação do homem com o meio físico e social.

Na filosofia marxista, o homem é concebido como sujeito ativo que cria erecria o meio, a realidade ( age na natureza) e como produto desse meio ( a natureza age sobre os homens). Nesse processo dialético, o sujeito do conhecimento não tem um comportamento contemplativo diante da realidade. Pelo contrario, é constantemente estimulado pelo mundo externo e como conseqüência internaliza ( de modo ativo), o conhecimento(conceitos, valores, significados ) construído peloshomens ao longo da história.Vygotsky postula que é na atividade prática , nas interações estabelecidas entre os homens e a natureza que as funções psíquicas, especialmente humanas, nascem e se desenvolvem.

O conceito de mediação tem uma grande aproximação com a abordagem do materialismo histórico- dialético. Vygotsky afirma que a relação do individuo com o ambiente é mediada, pois este,...
tracking img