Vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho iremos explanar sobre Vygotsky e sua concepção em relação ao desenvolvimento humano em que ele busca explicar sobre aprendizado e desenvolvimento também como processos sociais, visto que para ele tais processos só são possíveis pela interação com outro/outros indivíduos. A teoria sócio-historico-cultural em que ele aborda sobre os conceitos e funções, da mediaçãosimbólica, signos, sistemas de símbolos, zona de desenvolvimento proximal, desenvolvimento e aprendizado.


"O processo de ensino-aprendizagem inclui sempre aquele que aprende aquele que ensina e a relação entre essas pessoas". (Vygotsky)
Lev Semynovich Vygotsky nasceu em Orsha, Bielo-Rússia, em novembro de 1896 e morreu em junho de 1934, com apenas 38 anos, vítima de tuberculose, doença que oacompanhou desde os 20 anos de idade. Embora sua carreira tenha sido breve, suas contribuições à Psicologia deram novos rumos às pesquisas nesta área na época e tornaram-se elementares para a compreensão do processo de desenvolvimento do indivíduo até os dias atuais.
Vygotsky, desde muito jovem, demonstrou grande preocupação com a questão do desenvolvimento do ser humano e, em todas as suasexperiências e pesquisas, sempre buscou explicar os processos de aprendizado e desenvolvimento e sua relação com aspectos sociais. Assim, sua teoria se baseia no princípio de que, o desenvolvimento do indivíduo se dá como resultado de um processo sócio-histórico e cultural, observando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento à medida que este indivíduo interage com seu meio. ParaVygotsky, a linguagem humana é o principal instrumento de mediação, constituindo-se como um sistema simbólico fundamental para mediação de sujeito/objeto.
Embora tenha sido rápida a sua passagem por aqui, em conseqüência de uma morte precoce, a carreira de Vygotsky é marcada pela produção de memoráveis trabalhos no campo da psicologia, além de ter dado contribuições significativas nas áreas depedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental, este ultimo, onde fora professor e pesquisador. Devido a estas experiências e a complexidade e abrangência dos seus estudos, a maioria das suas observações e conclusões são aceitas e estudadas ate os dias de hoje.
Aspectos relevantes na teoria de Vygotsky
De acordo com a teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky, a origem das mudanças queocorrem no ser humanos, ao longo do seu desenvolvimento, está associada as interações que ocorrem entre o individuo e a sociedade, sua cultura e história de vida, além das oportunidades e situações de aprendizagem que resultaram neste desenvolvimento durante toda a sua existência, considerando a influência das várias representações de signo, uso de diferentes instrumentos, e influência da cultura ehistória, propiciando o desenvolvimento das funções mentais superiores.
Para o desenvolvimento do indivíduo, as interações com o outro ser social são, além de necessárias, fundamentais, pois delas emergem signos e sistemas de símbolos que são responsáveis pelo transporte de mensagens da própria cultura, os quais, do ponto de vista genético, têm primeiro uma função de comunicação e logo umafunção individual, à medida que são utilizados como instrumentos de organização e controle da conduta do indivíduo.
Vygotsky, ainda demonstrou, em seus estudos, grande preocupação em compreender e descrever o processo de desenvolvimento do indivíduo, de modo que sua teoria baseia-se neste aspecto sob influência de fatores externos do meio e da interação desse indivíduo com outros indivíduos desse meio.Assim, ao formular a sua teoria, Vygotsky abordou conceitos que são essencialmente importantes em um trabalho pedagógico, por serem necessários à compreensão do processo de desenvolvimento. Os conceitos abordados por ele são: mediação simbólica, signos, sistemas de símbolos, zona de desenvolvimento proximal, desenvolvimento e aprendizado.
A mediação, segundo Vygotsky, é o processo pelo...
tracking img