Vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTRIBUIÇÃO DE VIGOTSKY PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

Hercules Moura da Silva Ribeiro

Professor - Jorge Ariano Carneiro Nunes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (Mad0083) – Prática do Módulo I
07/07/11

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo sobre a Teoria Sociocultural de aprendizagem segundo Vigotsky. A partir de revisãobibliográfica, este estudo se propõe a levantar quais as contribuições deste teórico para a compreensão do desenvolvimento da educação. Vigotsky entende o conhecimento como adaptação e como construção individual, ao mesmo tempo mostra interesse na questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.

Palavras-chave: Conhecimento. Educação. Desenvolvimentointelectual.

1 INTRODUÇÃO

A importância do meio social para a constituição do indivíduo é uma das idéias defendida por Lev S. Vygotsky (1896-1934), psicólogo russo, foi um proeminente da perspectiva contextual, especialmente em sua aplicação ao desenvolvimento cognitivo das crianças. O foco central de Vigotsky é o complexo social, cultural e histórico do qual uma criança faz parte.

ParaVygotsky, as crianças nascem com poucas funções mentais elementares – a atenção, sensação, percepção e memória – que são transformadas pela cultura em notas e sofisticadas funções mentais, sendo que cada cultura dar as suas crianças ferramentas de adaptação intelectual. (PEREIRA, Eliana Regina; CLEMENS, Juçara, 2009).

Vygotsky acreditava que as características individuais do individuo eaté mesmo suas atitudes individuais estão compostas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com a sociedade.

Um ponto central da teoria de Vygotsky é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que afirma que a aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real e o conhecimentopotencial.

2 DESENVOLVIMENTO

Vygotsky defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e as bases biológicas do comportamento humano. Partindo de estruturas orgânicas elementares, determinadas basicamente pela maturação, formam-se novas e mais complexas funções mentais, a depender das experiências sociais a que as crianças se acham expostas.

ParaVygotsky, não adianta ter todo o aparato biológico da espécie para realizar uma tarefa se o indivíduo não participa de ambientes e práticas específicas que propiciem esta aprendizagem. Não podemos pensar que a criança vai se desenvolver com o tempo, pois esta não tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinha o caminho do desenvolvimento, que dependerá das suas aprendizagens mediante asexperiências a que foi exposta. (PEREIRA, GILIANE BONFIM 2010).

Nesta abordagem, a crianca é reconhecida como ser pensante, capaz de vincular sua ação à representação de mundo que constitui sua cultura, sendo a escola um espaço e um tempo onde este processo é vivenciado, onde o processo de ensino-aprendizagem envolve diretamente a interação entre vários individuos.

Essa interação e suarelação com a imbricação entre os processos de ensino e aprendizagem podem ser melhor compreendidos quando nos remetemos ao conceito de ZDP. Para Vygotsky (1996), Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é a distância entre o nível de desenvolvimento real, ou seja, determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente, e o nível de desenvolvimento proximal, demarcado pela capacidade desolucionar problemas com ajuda de um parceiro mais experiente. São as aprendizagens que ocorrem na ZDP que fazem com que a criança se desenvolva ainda mais, ou seja, desenvolvimento com aprendizagem na ZDP leva a mais desenvolvimento,por isso dizemos que, para Vygotsky, tais processos são indissociáveis. (RABELLO, E.T. e PASSOS).

É justamente nesta zona de desenvolvimento proximal que a...
tracking img