Vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vygotsky (Aspectos Conceituais)
- Teoria histórico-cultural: De que o ser humano nasce com uma única potencialidade, que é a de aprender e que seu desenvolvimento se dará por meiodas possibilidades eu terá do meio em que vive; para Vygotsky o desenvolvimento não acontece sem um contexto social, histórico e cultural e que a inteligência não é biologicamentedeterminada, ela é fruto do meio histórico-cultural.
- Zona de desenvolvimento proximal (nível real): É aquilo que a criança consegue fazer de maneira independente, sem a ajuda dosoutros, fazendo isto verifica-se o nível de desenvolvimento psíquico já alcançado pela criança.
- Zona de desenvolvimento proximal (nível potencial): é aquilo que a criança ainda nãoé capaz de fazer com a colaboração de outra pessoa mais experiente.
Contribuições para o âmbito educacional-aprendizagem
A criança só terá condições de realizar uma atividadesozinha se no inicio de seu aprendizado houver a colaboração do educador, através dessa medição.
O educador tem um papel muito importante, pois através dessa medição é que o educadormostrará o mundo e seu significado; pois os objetivos da cultura só fazem sentido quando aprendemos seu uso social. As funções psíquicas como a linguagem oral, pensamento, conduta,calculo...somente será internalizada através do vivenciamento com outras pessoas , do ponto de vista histórico-social o educador tem a função de reprodutor desses conhecimentos, dasaptidões humanas, sem a transmissão da cultura isso não acontece. A tarefa do educador é impulsionar novos conhecimentos daquilo que a criança já possui de conhecimento consolidado; odesenvolvimento parte daquilo que a criança já sabe.
Para Vygotsky o desenvolvimento da inteligência e da personalidade é extremamente motivado, é o resultado da aprendizagem.
tracking img