Vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA DE VYGOTSKY

Lev Semenovich Vygotsky nasceu em Orsha, próximo a Mensk, capital de Bielarus, país da antiga União Soviética, em 17 de novembro de 1896. 
Grande parte de sua vida viveu com sua família em Gomel.  Sua família era judia. Vygotsky era o segundo filho de oito irmãos. O pai trabalhava como chefe de departamento de um banco, além de ser representante de umacompanhia de seguros. A mãe, apesar de ser professora, não trabalhava como tal. A família era considerada muito culta. Pais e filhos debatiam sobre diversos assuntos. O pai deixava sua biblioteca sempre à disposição dos filhos para estudo e reuniões.
Desde muito cedo Vygotsky interessou-se por várias áreas. Organizava grupos de estudos, aprendeu vários idiomas e também gostava de literatura,poesia e teatro.
Até os 15 anos foi educado em casa por tutores particulares. Em 1913 ingressou na Universidade de Moscou para fazer o curso de Direito, formando-se em 1917. Também freqüentou cursos de história e filosofia na Universidade Popular de Shanyavskii.
Mais tarde estudou medicina,  em Moscou e em kharkov, com o objetivo de compreender o funcionamento psicológico do homem', poisqueria trabalhar com problemas neurológicos.
Trabalhou como professor e pesquisador de diversas áreas: psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental. Atuou e diversas instituições de ensino e pesquisa, ao mesmo tempo em que lia, escrevia e dava conferências.
Também trabalhou em uma área chamada 'pedologia', uma ciência da criança, a qual integra osaspectos biológicos, psicológicos e antropológicos desta. Considerava essa ciência como sendo básica do desenvolvimento humano.
Em Gomel, criou um laboratório de psicologia na escola de formação de professores. Em Moscou,  ajudou na criação do Instituto de Deficiências.
Em 1924, casa-se com Roza Smekhova. Tiveram duas filhas. Desde 1920 conviveu com a tuberculose, que o levou à morte em1934, aos 37 anos de idade. Escreveu em torno de 200 trabalhos científicos, da neuropsicologia até crítica literária, 'passando por deficiência, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas e metodológicas relativas às ciências humanas.
INTRODUÇÃO:

A psicologia sócio-histórica, que tem como base a teoria de Vygotsky, concebe o desenvolvimento humano a partir das relações sociais quea pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão se dando nos diversos contextos sociais.
A sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento e o professor um articulador na construção do saber.




ORIGENS DO PENSAMENTO E DA LÍNGUA DE ACORDO COMVYGOTSKY



Assim como no reino animal, para o ser humano pensamento e linguagem têm origens diferentes. Inicialmente o pensamento não é verbal e a linguagem não é intelectual. Suas trajetórias de desenvolvimento, entretanto, não são paralelas - elas cruzam-se. Em dado momento, a cerca de dois anos de idade, as curvas de desenvolvimento do pensamento e da linguagem, até então separadas,encontram-se para, a partir daí, dar início a uma nova forma de comportamento. É a partir deste ponto que o pensamento começa a se tornar verbal e a linguagem racional. Inicialmente a criança aparenta usar linguagem apenas para interação superficial em seu convívio, mas, a partir de certo ponto, esta linguagem penetra no subconsciente para se constituir na estrutura do pensamento da criança.O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS



A partir do momento que a criança descobre que tudo tem um nome, cada novo objeto que surge representa um problema que a criança resolve atribuindo-lhe um nome. Quando lhe falta à palavra para nomear este novo objeto, a criança recorre ao adulto. Esses significados básicos de palavras assim adquiridos funcionarão como embriões...
tracking img