Vygotsky, piaget e ausubel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPOSTAS:

A)Deve-se entender que é com essas teorias que o conhecimento humano é construído e que nessa construção pensamentos, sentidos e ações estão integrados. Varias teorias falam como isso sedá, propõem distintos modos
teóricos, por exemplo como as redes conceituais de Ausubel, os esquemas de assimilação de Piaget ou ainda os signos e instrumentos como construções sociais de Vygotsky.Contudo a internalização destas construções possibilita uma construção do aprendiz. A interação social é vital.O compartilhar significados, via interação social entre professor e aprendiz, é condiçãoprimordial para que se consume o ato de ensinar.

B) Piaget se referia à estrutura cognitiva como uma rede de esquemas,por exemplo, a aprendizagem se dava através da interação entre o sujeito cognoscente(aprendiz) e o objeto de conhecimento. Ausubel tem a estrutura cognitiva como uma rede conceitual. Ou seja, não é a quantidade de informações que faz o individuo inteligente, para Ausubel, mas asrelações que ele consegue fazer entre elas, quanto maior for maior será a rede conceitual de modo a garantir uma aprendizagem significativa. No caso Vygotsky, esta relação está mediada por outra pessoaou por signos, a relação do homem com o mundo, para ele era sempre mediada. Os elementos mediadores podem ser de dois tipos, os instrumentos e os signos.

C)PIAGET - Foco nas estruturas cognitivas dosujeito, elas mudam através dos processos de adaptação, assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que aacomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio, ou seja, níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo.

VYGOTSKY - Para ele o desenvolvimento cognitivo é limitadopotencialmente para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e a aprendizagem se dá associada ao grupo; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser...
tracking img