Vygotski

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo – Rússia e morreu de tuberculose em 1934, antes de completar 38 anos. Sua obra permaneceu desconhecida no ocidente até os anos 60, por razões politicas.
Trouxe uma nova esperança de olhar às crianças, apresentou alguns conceitos já abordados por Jean Piaget, um dos primeiros a considerar a criança como ela própria, com seus processos e nuanças, e não umadulto em miniatura.
Foi o primeiro psicólogo moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a cultura torna – se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são um produto de atividade cerebral. Conseguiu explicar a transformação dos processos psicológicos elementares em processos complexos dentro da história.
Vygotsky enfatizava o processo histórico –social e o papel da linguagem no desenvolvimento do individuo.
O sócio – interacionismo surge da ênfase no social. Os estudos de Vygotsky sobre o aprendizado decorrem da compressão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói”.
Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seuredor, ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Para ele o que interessa é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.
Outro conceito chave da teoria de Vygotsky é a mediação, segundo a teoria de Vygotskyana, toda relação do individuo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos e dalinguagem, que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.
Todo aprendizado é necessariamente mediado, e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante, para quem cabe à escola facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo próprio aluno. Segundo Vygotsky o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informaçõesdeve ser a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento, a criança se “apropria” dele, tornando – o voluntário e independente.
O ensino para Vygotsky, deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre o aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. É a isso que se refere um de seus principais conceitos a zona dedesenvolvimento proximal, que seria a distancia real de uma criação e aquilo que ela tem o potencial de aprender. Em outras palavras, a zona de desenvolvimento proximal é o caminho entre o que a criança consegue aprender sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha.
Enquanto para alguns autores Vygotsky é interacionista, para outros é sócio – interacionista e, há ainda, aquelesque afirmam que ele não se enquadra em nenhuma dessas classificações.
Nos estudos específicos sobre a aprendizagem, a Teoria Sócio - Histórica de Lev Vygotsky, que, se contrapõe às idéias vigentes da época, entendia que a aprendizagem não era uma mera aquisição de informações, não acontecia a partir de uma simples associação de idéias armazenadas na memória, mas era um processo interno,ativo e interpessoal. Mas para compreender a originalidade do texto de Vygotsky para a área da educação, é necessário examinar as teorias já formuladas sobre o conhecimento humano, ou correntes epistemológicas. Essas formas de aprender, ou abordagens que explicam a forma pela qual o sujeito aprende e se desenvolve vigentes à época em que Vygotsky propôs um novo modelo para a educação, eram duas: oinatismo e o empirismo.
O conhecimento psicológico e pedagógico não se constitui em um todo harmonioso, assim como não são harmoniosas as sociedades no interior das quais ele vem sendo produzido. Proliferam as teorias que concebem o individuo como um ente desvinculado da história, e essas são, por razões políticas, as teorias tornadas oficiais.
Segundo Marta Darsie (1999), “Toda...
tracking img