vvvvvvvvv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O alto índice de ocorrências de desastres naturais no país e a possibilidade de aumento exigem ações tanto para gestão de riscos de desastres quanto de recuperação dos danos. Além de provocar impactos na esfera econômica do país, também pode acarretar em diversos efeitos psicológicos. O evento natural se enquadra na categoria traumática, isso porque altera praticamente todo repertóriode respostas que anteriormente era emitido pela vítima, de tal modo que muitos comportamentos rotineiros, como por exemplo, a segurança, o conforto, a estabilidade, são colocados em extinção. Diante disso, o indivíduo começa exibir uma série de reações emocionais que podem aparecer em forma de sintomas, como comportamentos agressivos, transtornos psicológicos ou então comportamentos depressivos.Um dos tipos de transtorno recorrente é o Transtorno de estresse Pós traumático, que é caracterizado pelos sintomas de Reexperiência traumática; Fuga e esquiva; Distanciamento emocional: e Hiper-excitabilidade psíquica. O presente fórum tem como objetivo identificar habilidades do psicólogo para resposta a desastres e prevenção de TEPT, com base em princípios da análise do comportamento. Para talserão apresentados conceitos e promovidas discussões em três níveis: o primeiro se refere à definição de desastres naturais e a política de proteção da defesa civil; o segundo trata-se de uma discussão sobre o Transtorno de Estresse Pós-Traumático, e o terceiro está relacionada com a atuação do psicólogo nesse contexto. As seguintes questões serão apresentadas para fomentar discussões: Quaisetapas passaria um profissional de saúde mental desde a convocação pela defesa civil até a assistência aos afetados? Como um psicólogo analista do comportamento enxergaria o transtorno do Estresse pós-traumático? Que ações poderiam ser realizadas para promover saúde mental? Serão constituídos pequenos grupos para discussão das perguntas. Os materiais necessários serão um Datashow com caixas de som euma sala com carteiras móveis para formação dos grupos.

Palavras chaves: desastres naturais – transtorno de estresse pós-traumático- defesa civil -










1. INTRODUÇÃO

No Brasil, o alto índice de ocorrência de desastres provocados pelas chuvas exige ações de planejamento do Estado tanto na avaliação dos riscos quanto na recuperação de danos. Uma pesquisa realizada em 2013 peloInstituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) estima que, entre os anos de 2008 e 2012, cerca de 4012 municípios foram afetados por algum tipo de evento adverso natural causado por cheias. (inundação, enxurrada e deslizamento).
De modo geral, um “desastre” é definido como o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um cenário vulnerável, que causa graveperturbação ao funcionamento de uma comunidade ou sociedade. Além de afetar a esfera econômica do país, o desastre também pode acarretar em diversos impactos psicológicos nas vítimas, os quais podem comprometer sua saúde mental e, conseqüentemente, sua funcionalidade
2. OBJETIVO

O presente fórum teve três principais objetivos: (1) sensibilizar os participantes sobre a temática da atuação emdesastres, a partir da apresentação de cenas do filme “O impossível”; (2) estabelecer suporte para capacitar os participantes na identificação de ações gerais do psicólogo na assistência aos afetados; e (3) informar sobre o Transtorno de Estresse Pós-Traumático, possibilitando que o participante identifique os fatores de risco para essa psicopatologia, a qual pode emergir após a ocorrência de umdesastre.

3. MÉTODO

3.1. Participantes

As atividades do fórum haviam sido planejadas para um número de vinte participantes.

3.2. Materiais e Local

Para realização da atividade seria necessária uma sala de aula com mesas e cadeiras que pudessem ser movidas, equipamento de data show, computador, caixas de som, papel e canetas.

3.3. Procedimento

A organização do fórum foi...
tracking img