Vvisitas a escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 2 TURISMO RURAL
2.1 CONCEITO
Oxinalde (1994) alerta que o primeiro problema que se encontra ao estudar e descrever o turismo rural é o das definições. O termo turismo rural é bastante ambíguo. Segundo o autor, o turismo rural engloba diversas modalidades de turismo que não se excluem e que se complementam de forma tal, que o turismo no meio rural é a soma de ecoturismo, turismo verde,turismo cultural, turismo esportivo. Na mesma concepção o trabalho de Cals; Capellà; Vequé (1995), citados por Graziano da Silva et al. (1998), considera mais adequado referir-se à totalidade dos movimentos turísticos que se desenvolvem no meio rural com a expansão do turismo rural ou em áreas rurais.

Segundo esses autores a literatura que aborda os problemas de definição de turismo ruralconverge para duas tendências. Na primeira, o critério diferenciador se baseia nos elementos que compõem a oferta, falando-se de turismo rural quando a cultura é um elemento englobando: agroturismo, turismo verde, eqüestre, caça, etc., para indicar o caráter prioritário do componente ofertado. Na segunda, o critério diferenciador está na distribuição dos rendimentos gerados pelas atividades turísticas,recebidas pela comunidade rural ou pelos agricultores. Pode-se discriminar assim três categorias: agroturismo, turismo rural e turismo na área rural que agem como círculos concêntricos.

Para Campanhola e Graziano da Silva (1999), a literatura apresenta uma vasta gama de conceitos sobre turismo rural, que traz uma variedade de possibilidades. Por exemplo, há uma confusão no termo “turismoverde”, que tem sido usado no lugar do termo “turismo rural” ou “ecoturismo” . Outras pessoas não diferenciam “turismo rural” e “turismo no meio rural”. O termo turismo no meio rural tem sido erroneamente considerado sinônimo de “Agroturismo”. Graziano da Silva et al. (1998, p.3/19) apresentam o conceito de agroturismo como sendo “atividades internas à propriedade, que geram ocupações complementares àsatividades agrícolas, e continuam a fazer parte do cotidiano da propriedade, em menor ou maior intensidade. Devem ser entendidas como parte de um processo de agregação de serviços aos produtos agrícolas e de valorização dos bens não-materiais existentes nas propriedades rurais (paisagem, ar puro, etc.)”.

A fim de esclarecer este conceito, neste trabalho será usado o termo “turismo no meiorural”, que parece refletir melhor as oportunidades presentes no espaço rural de acordo com Campanhola e Graziano da Silva (1999).

30

Para os autores o turimo no meio rural consiste de atividades de lazer realizadas no meio rural e abrange várias modalidades definidas com base em seus elementos de oferta como: turismo rural, ecológico ou ecoturismo, turismo de aventura, turismo cultural, turismo denegócio, turismo jovem, turismo social e turismo esportivo. Envolve ainda, atrativos como: parques naturais, “spas” rurais, turismo de saúde, locais de treinamento de executivos, turismo de negócio, centro de convenções rurais, visitas a amigos e parentes, visitas a museus, igrejas, monumentos e construções históricas, festivais, rodeios e shows regionais, visitas a paisagens cênicas e ambientesnaturais, gastronomia regional, alambiques, atividades pedagógicas, artesanato, colônias de férias, hotéis-fazendas, fazendashotéis, chácaras de recreio e condomínios como segunda moradia, entre outros. Isto é o turismo no meio rural, ou seja, qualquer atividade de lazer e turismo que seja realizada em espaços rurais.

Dentro dessa perspectiva duas características do turismo no meio rural devemser especialmente consideradas. A primeira é de que o seu desenvolvimento pode produzir-se em zonas que disponham de recursos turísticos extraordinários, o que significa, que a aptidão para o turismo em áreas rurais pode estender-se para amplas regiões do território. A segunda característica fundamental é o seu baixo nível de barreiras à entrada, o que implica que o turismo rural pode atrair...
tracking img