Vrio analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Modelo VRIO
O modelo VRIO faz uma análise interna da empresa. Dessa maneira, ele identifica as forças e fraquezas dessa empresa e define o seu potencial competitivo. O modelo faz a análise atravésde quatro perguntas fundamentais.
1. A questão do valor: O recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?
2. A questão da raridade: Orecurso é controlado atualmente apenas por um pequeno número de empresas concorrentes?
3. A questão da imitabilidade: As empresas sem o recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo oudesenvolve-lo?
4. A questão da organização: As outras políticas e procedimentos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos para imitar?



AQuestão do Valor
Os recursos e capacidades são valiosos na medida em que permitem à empresa melhorar a sua posição competitiva. Às vezes, os mesmos recursos e capacidades podem representar forças emum mercado e fraqueza em outro.
Por exemplo, empresas de cervejas norte-americanas como a Anheuser-Busch e Miller Brewing tentaram entrar no mercado europeu a um tempo atrás, devido o consumo decerveja nos EUA não estar mais crescendo. Entretanto essas cervejas foram muito infelizes na tentativa já que as cervejas norte-americanas são vistas pelos europeus como ‘aguadas’ e ‘sem gosto’. Ou seja,uma característica das cervejas que provavelmente seria bem vista em outros lugares do mundo como algo valioso, na Europa em plena guerra com Iraque, não foi bem aceita e essas empresas levaram muitotempo até serem aceitas pelos consumidores.
Outro exemplo é a Sony, ela é muito experiente em projetar, produzir e vender tecnologia miniaturizada. Essa capacidade permite que a Sony responda a novasoportunidades de mercado rapidamente e até mesmo as crie. E essa capacidade, sem dúvidas, é muito valiosa.

A Questão da Raridade
Após entender o valor de devido recurso ou capacidade da...
tracking img