Vrfbrd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de Minas
A Engenharia de Minas é o ramo da engenharia que se ocupa da prospecção, extração, beneficiamento e aproveitamento de recursos minerais.
Nos dois primeiros anos do curso na UFMG, os alunos têm matérias de matemática, física, química, informática e geologia. A partir do quinto período, as disciplinas são mais específicas da área, envolvendo pesquisa mineral, lavra de minas ebeneficiamento de minérios. Outro destaque está na ampla infraestrutura oferecida aos estudantes, que inclui laboratórios de tratamento de minérios, tecnologia de rochas, pesquisa mineral, modelagem matemática e caracterização mineralógica.
As empresas mineradoras são responsáveis pela absorção da maioria dos profissionais do setor. No entanto, o engenheiro de minas pode trabalhar também emcentros de pesquisa, empresas de consultoria, engenharia e prestação de serviços e em instituições de ensino. Com a informatização e automação de vários processos na indústria, uma área de atuação que cresce para esse profissional é o trabalho com softwares de mineração.
Engenharia de Minas
Bacharelado
 
Será que Engenharia de Minas é para mim? 
Esse é o ramo da engenharia que se ocupa dapesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos minerais. O engenheiro de minas atua na área de tecnologia mineral, desde a prospecção (busca de depósitos minerais), a lavra (extração do minério) até o beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído) para adequálo às especificações produtivas. Além de localizar jazidas, ele analisa o tamanho das reservas ea qualidade do minério no local. Estuda as possibilidades técnicas e econômicas da exploração do depósito mineral. Caso esta seja viável, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo os equipamentos adequados e determinando os recursos humanos e materiais necessários ao trabalho. Em geral, o engenheiro de minas atua em companhias mineradoras, mas pode trabalhar também em pedreiras,construtoras de estradas e empresas de demolição. Lida com tecnologias de última geração e com reciclagem de produtos industriais ou com a prospecção de jazidas. A legislação ambiental exige que esse profissional tenha como objetivo minimizar o impacto da extração sobre o meio ambiente.
Dúvida do Vestibulando

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ENGENHARIA DE MINAS E GEOLOGIA?
O geólogo estuda a origem, aformação, a estrutura e a composição da crosta terrestre. Já o engenheiro de minas se ocupa da pesquisa, prospecção, extração e aproveitamento dos recursos minerais.

O mercado de trabalho
Em 2008, uma crise fez o Brasil perder a liderança mundial na produção de minério de ferro. Mas esse é um quadro que tende a se reverter em 2010. Só a Companhia Vale do Rio Doce, ou simplemente Vale, aumentou a suaprodução em mais de 30%. A demanda pelo minério de ferro vem do mercado nacional e do exterior. A China, por exemplo, é um dos maiores compradores do minério brasileiro. A descoberta do pré-sal também aquece esse mercado, já que o engenheiro de minas atua na exploração do petróleo. Esse movimentado mercado é favorável para o bacharel. "Os alunos já estão saindo da faculdade contratados porgrandes mineradoras. Eles vão trabalhar diretamente na operação das minas, fazendo lavra e exploração dos minérios", afirma Hernani Mota de Lima, coordenador do curso da Ufop. Outros setores que também necessitam desse profissional são as empresas de softwares específicos para a exploração de minas e as de comercialização de equipamentos de mineração. No primeiro caso, o engenheiro é contratado para dartreinamentos e para operar o software em projetos. Já no segundo, o profissional é requisitado para vender os equipamentos. Vale, Amanco, CSN, Anglo Gold são alguns empregadores desse especialista. O estado de Minas Gerais concentra a maior quantidade de vagas. 

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso
Nos primeiros anos, o aluno cursa as disciplinas...
tracking img