Voxiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso: A história de Voxiva


Resumo

A Voxiva foi fundada em março de 2011 por Paul Meyer. Tem como co-fundadorores a PhD em Antropologia Médica Pamela Johnson, que explica a ligação entre: governo, tecnologia e saúde publica e Anand Narasimhan,que deu a visão tecnológica à empresa.

Este caso foi desenvolvido no Peru, em áreas rurais em desenvolvimento onde ocorrem surtos dedoenças contagiosas. O Sistema Voxiva transforma qualquer tipo de telefone em um aparelho de comunicação similar a um computador, para que os profissionais da saúde possam relatar os novos casos de doenças contagiosas em tempo real.
A princípio o sistema Voxiva foi desenvolvido para atingir os países em desenvolvido como: Peru, África, Índia, entre outros. Por ser um sistema simples e práticopassou a ser utilizado também em mercados do mundo desenvolvido, levando soluções de saúde á estes países e sendo utilizado pelo governo norte-americano e departamentos de defesa e de saúde.

Através da comunicação do sistema Voxiva,é possível detectar o surgimento de doenças e inibir sua proliferação. Com isso os países onde ocorrem os surtos podem evitar a perca de US$ 28 bilhões decorrentes doscustos de tratamento.

Este sistema é universal, além de dar suporte a detecção de doenças contagiosas, monitora desde pacientes até denuncias de crimes.

O alerta introduzido na marinha peruana foi importante para identificar doenças de forma precoce, o que possibilitou ações rápidas que evitaram surtos. Lá o sistema alcançou um índice de 100% de eficiência. Além de ter um custo operacionalbaixo, é extremamente eficiente e aplicável a países em qualquer estágio de desenvolvimento.

Quando passou a atuar em outros mercados, a Voxiva escolheu o setor de segurança onde o sistema “Alerta do cidadão” permitia a denuncia de crimes em tempo real, cobrando-se uma taxa mensal por cidadão.

Os temores relacionados ao bioterrorismo levaram a Voxiva a entrar no mercado americano. O primeirocliente foi a FDA – que controla o sistema de banco de sangue americano. Após constatação que grande parte da população norte americana não acessa internet, o sistema Voxiva foi necessário para a empresa efetuar o monitoramento dos bancos em tempo real.

Nos EUA e Reino unido, a Voxiva incluiu seu sistema de monitoramento de doenças, e o de denuncia de crimes. Esse ultimo foi introduzido noscampis das universidades norte americanas.

Em 2003 a Voxiva assinou um contrato milionário com o Iraque para introdução do sistema nacional de monitoramento de doenças. Foi desenvolvido um sistema de informações da saúde em tempo real. As condições do país pós-guerra eram precárias a ponto de ser necessário treinamento até para uso do celular.

Também em 2003, a Voxiva aceitou o desafio decombater a AIDS na África, com o financiamento do governo dos Estados Unidos. A situação dos países era complicada, a ponto de não haver sequer eletricidade nos ambulatórios, além de a e mão de obra dos profissionais da saúde ser escassa e ineficiente.

Na Índia o trabalho começou em 2004. O país já possuía toda a infraestrutura necessária para implantação do sistema e a intenção era conectar os maisde um bilhão de pessoas ao sistema de saúde do país.



• Neste caso, a empresa Nodal é a Voxiva, pois ela é a responsável pela criação monitoramento do sistema de comunicação.


• Componentes do Ecossistema identificados no caso Voxiva: Bem & Jerry’s Ice Cream, Fundação Markle5, Programa InfoDev6 do Banco Mundial, Allen & Company, entre outros.
Todos estes componentes investiram nosistema da Voxiva para levar a riqueza na base da pirâmide.



Doze princípios da base da pirâmide

1 – Melhorar o preço em relação ao desempenho. Melhor desempenho com o menor custo.

Objetivo alcançado, pois o projeto Voxiva não gera nenhum custo adicional a mais para o consumidor.

2 – Inovação de solução com tecnologia avançada.

Objetivo não alcançado, a solução é inovadora porem...
tracking img