voto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito do Voto

O voto é a mais importante forma de exercício do direito de sufrágio - direito público subjetivo de participação nos negócios jurídicos do Estado e de deliberação acerca de suacondução política -. É um dos meios pelo qual se opina acerca da condução política do país e escolha de candidatos aos cargos políticos. Há também um significado vinculado à religião para se referir aorogo com que se pede algo a Deus, à oferenda dedicada a Deus e aos prometimentos que constituem o estado religioso.
Na prática, o voto em forma de sufrágio é parte de um processo de escolhadenominado votação, onde um grupo de pessoas expressa sua opinião sobre determinados assuntos ou sobre quem deverá ocupar determinado cargo, como vimos recentemente no processo eleitoral brasileiro. Já osignificado religioso de voto está entrelaçado a desejo, portanto voto é aquilo que se deseja para si ou para outros. Logo, se um sacerdote faz um voto de castidade, ele expressa o desejo de consagrar suavida ao Senhor.
Entretanto, o voto político e o voto religioso, apesar de finalidades diferentes, representam a mesma coisa, vontade do indivíduo. Dessa maneira é correto afirmar que, o votorepresenta o desejo de uma pessoa acerca de um determinado assunto independente da finalidade da manifestação do seu voto. Ou seja, independente do seu voto ser para Deus ou para sociedade, ele representa asua vontade acerca de algo maior – o coletivo -.


O Ato de Escolher

No momento em que votamos em um candidato ou plebiscito estamos, dessa maneira, exercendo nosso poder de escolha. SegundoAristóteles a escolha é o “motor” de toda ação, e toda escolha tem em mira um bem qualquer. Assim, ele conclui que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem. Dessa visão podemos perceber a importânciado poder que temos em nossas mãos.
Ainda segundo Aristóteles, o processo de toda ação, da sua gênese até sua conclusão, pode ser resumido da seguinte maneira: desejo; deliberação; percepção;...
tracking img