voto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SOCIOLGIA




PROTESTOS NO BRASIL











Mariana Belini n°16
1° C

No dia 2 de junho de 2013, o preço das passagens de ônibus, metrôs e trens foram aumentados de3,00 reais para 3,20, em São Paulo.


O processo de reajuste de passagens de ônibus e demais transportes coletivos também foi aplicado em outras capitais e regiões metropolitanas do país. Estedesencadeou uma série de protestos contra o aumento de 0,20 centavos nas passagens, que também se levantaram contra os gastos públicos do governo nas obras e reformas de estádios para a Copa 2014.
Osgrupos de manifestantes foram compostos por universitários e grupos de ação social como o MPL (Movimento Passe Livre) fundado no ano de 2005, durante a realização do Fórum Social Mundial. O protestocontra o aumento das passagens reflete as reclamações a respeito da baixa qualidade do transporte coletivo no Brasil, principalmente, nas capitais e nos horários de pico.
As revoltas populares tambémreclamam contra o aumento do preço de alimentos, alugueis e material escolar, num momento em que o país demonstra esforços em recuperar o crescimento de seu PIB, mas, na prática, tem permitido a elevaçãoda taxa de inflação. Entre os dias 14 e 15 de junho, os protestos foram intensos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói. Em São Paulo, cerca de 60 jornalistas foram presos pela PolíciaMilitar indevidamente durante a prática de registrar os momentos dos protestos.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, declarou que não reduzirá o valor das passagens, acusando o movimento de sermanipulado por partidos de extrema esquerda como PCO e PSTU, ou por partidos de direita como o DEM e o PSDB.
Manifestações contra o aumento das passagens e as obras da Copa também foram registradas emPorto Alegre e em Brasília. Em Brasília, nos protestos contra a realização de Copa 2014, expõe a revolta com os R$ 1,2 bilhões de reais investidos na reforma do Estádio Nacional Mané Garrincha,...
tracking img