voto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
VOTO
Em 24 de fevereiro de 1932,a mulher brasileira ganhou o direito de votar. Esse direito foi obtido por meio do Código
As restrições ao plenoexercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino.
Em 1945,com a redemocratização, o sufrágio universal foi adotado, com extensão de direito de voto às mulheres.
A partir da elaboração e da promulgação daConstituição federal de 1988, o movimento negro brasileiro sai da passividade e começa a militar por seus direitos. A Constituição ajuda, pois possuidispositivos legais que garantem uma série de direitos aos negros, mas ainda era necessário buscar mais. Neste contexto a principal vitória do movimentofoi a conscientização dos Eleitoral Provisório. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (comautorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.afrodescentes, que não se entendiam negros, de sua negritude. Mulatos e pardosacabaram tornando-se negros e isto fez com que o movimento ganhasse força. O grupo passou a exercer pressão não só social mais também política, pois omovimento descobriu que possuía, e em grande número, a moeda de barganha política, o voto.
O ato de votar corresponde à efetivação da capacidade eleitoral,mas esta, por si só, não autoriza o exercício do voto. A constituição brasileira de 1988 estipula que o alistamento eleitoral e o voto são
tracking img