Voto distrital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema misto
Chamado no Brasil de sistema distrital misto, trata-se, na verdade, de um sistema em que parte dos deputados é eleita pelo voto proporcional eparte pelo voto majoritário
O voto distrital é um sistema de voto majoritário no qual um estado (ou cidade) é dividido em pequenos distritos com aproximadamente omesmo número de habitantes. Cada partido indica um único candidato por distrito e cada distrito elege um único representante pela maioria dos votos.
O movimento#euvotodistrital defende o sistema majoritário de dois turnos, ou seja, o voto distrital puro. Essa modalidade, alegam seus coordenadores, além de trazer todos osbenefícios do distrital como conhecemos, preserva os interesses das minorias ao exigir segundo turno, caso o candidato não tenha 50%+1 dos votos.
Já está emtramitação um projeto de lei que determina que as eleições para as câmaras em municípios com mais de 200 mil habitantes sejam feitas pelo sistema majoritário,proporcionando aos eleitores a experiência de viverem um sistema eleitoral diverso, para que, no futuro, possa ser adotado em outras eleições legislativas.
SistemaMajoritário, que considera um
candidato eleito pelo fato de ser o mais votado, no entanto, não há tantas divergências sobre
esse sistema.
Sistema Distrital umdeterminado Estado é dividido em distritos,
onde o eleitor só poderá votar em candidatos do seu respectivo distrito e sua forma de voto é
majoritária, sendoapontados problemas no que diz respeito à proporcionalidade e quanto ao
risco de corrupção econômica. Chega-se então à reforma política brasileira, onde se almeja
tracking img