Volunturismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIESP - DIADEMA
CURSO DE TURISMO

SANDRA MARTINS CAETANO

Volunturismo

DIADEMA
2012

2° SEMESTRE – MATUTINO

Sandra Martins Caetano

Volunturismo

Trabalho apresentado à disciplina de, como exigência Metodologia parcial para obtenção da nota de avaliação N1, sob a orientação da Professora Mr. Fabiana Vicente de Moraes.


DIADEMA
2012

O volunturismo ou turismo solidárioconta com a premissa de incluir no roteiro de férias a possibilidade de auxiliar comunidades locais do país de destino e ingressar em projetos sociais ou ambientais.
Viajar em trabalhos voluntários não é nenhuma novidade. Projetos como médicos sem fronteiras, que reúne centenas e até milhares de profissionais em casos como conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusãosocial, é um sucesso. É a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo, na área da saúde.
Mas a diferença no volunturismo está no participante: você não precisa ser especialista em alguma área para ajudar. Essa, que é a última tendência do turismo mundial – e que começa a ser difundida no Brasil -, já conta com diversas agências de viagens e empresas que oferecem suporte para queo turista desfrute de seu passeio e integre algum serviço comunitário.
Dentro do programa de voluntariado, existem opções para todos os gostos. Seja lidando com pandas e outros animais ameaçados de extinção mundo afora, alfabetizando crianças carentes, reforçando trabalhos de preservação do meio ambiente, ajudando comunidades pobres ou realizando outras das centenas de opções oferecidas peloi-to-i, você certamente terá férias inesquecíveis.
Duas coisas que muita gente gostaria de fazer é viajar o mundo e lutar por alguma causa. O problema de salvar o mundo é que isso requer muito tempo e disposição, enquanto que conhecer o mundo nos remete a diversão, sombra e água fresca. Apesar da aparente contradição, é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
"Sempre tive vontade de realizartrabalho voluntário. Pesquisei sobre o tema e descobri que seria possível realizá-lo fora do país e por meio de uma agência de viagens. Aproveitei minhas férias e passei 20 dias na África do Sul, ajudando crianças e animais. Conheci a região e pude agregar valores da cultura africana", conta a agente de viagens Renata Barbosa, de 25 anos, que realizou o primeiro trabalho voluntário como turista emfevereiro.
A gerente de trabalhos e estágios da Central do Intercâmbio, Gisele Mainardi, explica que os projetos têm duração mínima de duas semanas e a máxima varia de acordo com o objetivo do viajante. "Normalmente, os voluntários fazem quatro semanas de projeto, que podem ser sociais e/ou ambientais , e depois fazem o seu mochilão pelo país escolhido. Os mais procurados são África do Sul, Perue Índia", explica.

Esse período de quatro semanas de viagem, ainda de acordo com Gisele, pode custar R$ 3.500 reais. O valor inclui a viagem ao destino escolhido com acomodação e a participação nos projetos. Em alguns casos, é necessário que o voluntário custeie a alimentação.
"Durante a viagem, somos monitorados pelos responsáveis do projeto. É um turismo diferente, mais ativo. Recomendopara quem quer mais do que visitar um lugar diferente", aconselha Renata.
Dentro do programa de voluntariado, existem opções para todos os gostos. Seja lidando com pandas e outros animais ameaçados de extinção mundo afora, alfabetizando crianças carentes, reforçando trabalhos de preservação do meio ambiente, ajudando comunidades pobres ou realizando outras das centenas de opções oferecidas peloi-to-i, você certamente terá férias inesquecíveis.
ALGUNS PROJETOS NO BRASIL E NO MUNDO
Instituto Ekkobrasil
Projeto Lontra: os voluntários atuam em Santa Catarina, monitoram e analisam o comportamento e a alimentação da lontra.
Projeto Baleia-Jubarte: consiste em observar e organizar dados das viagens de barco, fotoidentificar os animais e catalogá-los em um banco de dados. Toda a...
tracking img