Volumetria redox

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Volumetria de complexação – Respostas das questões teóricas

1) O ponto final da titulação pode ser detectado utilizando indicadores metalocrômicos. Este indicadores formam complexos com íons metálicos específicos, cujas cores diferem dos indicadores livres e mudam de coloração bruscamente no ponto de equivalência Exemplos de indicadores: negro de eriocromo-T, murexida, zincon, azul devariamina.

2) É um índice utilizado para indicar a quantidade de íons cálcio e magnésio, na forma de sulfato de bicarbonato, presente na água. Estes íons precipitam na forma de carbonato e pode diminuir o calibre das tubulações, em caldeiras pode impedir a troca de calor causando superaquecimento e explosões, em lavanderias reagem com sabão formando precipitado que contribui para a destruição dasfibras dos tecidos.

4) (a)Porque o EDTA consegue formar complexos muito estáveis com quase todos os cátions polivalentes da tabela periódica, sempre na proporção 1:1; (b) tanto o EDTA com o sal dissódico podem ser obtidos com alto grau de pureza e podem ser utilizados como padrão primário, entretanto, se houver necessidade, soluções de EDTA e seus sais podem ser facilmente padronizadas utilizandocarbonato de cálcio com padrão primário; (c) as soluções diluídas desses compostos podem ser obtidas de maneira direta; (d) o EDTA e seus sais podem ser secos em estufa; (e) apresentam alta massa molar minimizando os erros de pesagem; (f)

5) (a) Antes do preparo das soluções o EDTA e seus sais devem ser devidamente secos em estufa a alta temperatura; (b) as soluções devem ser guardadas emfrascos de polietileno lavados e fervidos; (c) as soluções estocadas devem ser padronizadas no mesmo dia da utilização; (d) a água utilizada para o preparo das soluções deve ser cuidadosamente destilada pois não pode conter traços de íons metálicos polivalentes.


Volumetria de Complexação - Respostas das questões envolvendo cálculos


3) É necessario calcular a concentração dos íons magnésio nasolução preparada e depois utilizar este valor de concentração para calcular a massa de magnésio em solução. Em seguida calcula-se a porcentagem de íons magnésio em solução.

[pic]


[pic]

Calculando a concetração de íons magnésio em solução, temos:
EDTA + Mg+2 [pic] produtos
NE = nMg
ME.VE = MMg.VMg
0,0100 . 37,60 = MMg . 50,00

M = 0,00752 mol L-1 de íon Mg2+Para calcular a massa de íons magnésio presente no balão de 500,0 mL utiliza-se a expressão de concentração em mol por litro (como abaixo) ou pode-se resolver por regra de três:

[pic]

Cálculo da porcentagem em massa de íons magnésio:

0,450g ---------------100%
0,0914 g ---------------%(m/m) %(m/m) = 20,31 %

6) Calcular a concentração de íons cálcio utilizandoos valore de concentração e volume de EDTA e volume de água. Como foram realizadas três análises, os cálculos devem ser realizados três vezes e tirar a média dos resultados finais.

[pic]


[pic]

Calculando a concentração de íons cálcio em solução, temos:

EDTA + Ca+2 [pic] produtos
Ne = nCa
ME.VE = MCa.VCa
0,0200 . 12,40 = MCa . 25,00 MCa =9,92 x 10-3 mol L-1

Portanto: M1 = 9,92 x 10-3 mol L-1 de íons cálcio
M2 = 1,016 x 10-2 mol L-1 de íons cálcio
M3 = 9,84 x 10-3 mol L-1 de íons cálcio

Portanto a concentração média é: M = 9,97 x 10-3 mol L-1 de íons cálcio

7) Calcular a concentração de íons magnésio utilizando os valores de concentração e volume de EDTA e volume de solução preparada. Comoforam realizadas três análises, os cálculos devem ser realizados três vezes e tirar a média dos resultados finais.

[pic]


[pic]

Calculando a concentração de íons magnésio em solução, temos:

EDTA + Mg+2 [pic] produtos
NE = nMg
ME.VE = MMg.VMg
0,0100 . 16,90 = MMg . 25,00 MMg = 6,76 x 10-3 mol L-1

Portanto: M1 = 6,76 x 10-3 mol L-1 de íons...
tracking img