Volumetria em arvores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VOLUMETRIA

A apostila em questão trata-se da volumetria, mais especificamente sobre a medição de arvores expressada pelo volume. Essa estimativa de volume é considerada a partir do toco da arvore e pode variar de acordo com o ambiente onde elas se encontram.
Uma arvore é composta por cinco componentes, o toco, o fuste comercial ou o tronco(parte com maior diâmetro da arvore), os galhoscomerciais (maiores), fuste não comercial(parte com diâmetro menor) e galhos pequenos e não comerciais. Os volumes poderão ser expressos com ou sem casca dependendo do uso da madeira como, por exemplo, na madeira destinada a produção de celulose, já que o processo de fabricação não envolve a casca.
A forma dos fustes varia, no caso de um fuste cilíndrico o volume poderia ser obtido pela formula V=π.d²/4.L, onde: V é o volume do fuste, D é o diâmetro em um ponto qualquer do fuste e, L o comprimento do fuste. Os fustes também podem ter as formas de um cone, de uma paraboloide, e uma neiloide. Os quatro citados podem estar presentes também ao mesmo tempo. Os principais fatores que afetam o formato do fuste são: a espécie, a idade, o espaçamento (do ambiente) e a qualidade do local.
Na determinaçãodo volume do fuste, vale lembrar que arvores não possuem formas perfeitas, existem alguns procedimentos a se utilizar, e que também podem ser utilizados para se definir o volume de outras partes como galhos e raízes, estes são:
* Principio de xilômetro: recipiente com agua onde a toras de madeira são colocadas e o volume de agua deslocado, é igual ao volume das toras. Este é mais usado paraas toras menores e em pequena escala operacional.
* Cubagem rigorosa: pode propiciar estimativas precisas do volume determinado a partir de expressões matemáticas para fustes com ou sem casca, são elas: equações de Huber, de Smalian e de Newton. Essas expressões fornecem volume de seções individuais, para obter o volume total bastar realizar o somatório dos volumes das seções do fuste.
Ovolume da casca por sua vez será definido pela diferença entre os volumes com ou sem casca do fuste. A porcentagem de casca pode ser calculada por, V c/c - V s/c ÷ V c/c x 100. Em que V c/c corresponde ao volume com casca e V s/c ao volume sem casca.
* Volume Frankon (ou 4º reduzido): outra expressão para obtenção de volume em transações comerciais. É dada por: V=(C/4)².L, onde, V é o volume deFrankon com ou sem casca, em m³. C a circunferência na metade do comprimento da tora, e L o comprimento da tora.
O volume real do fuste de uma arvore também pode ser considerado levando em conta uma porcentagem do volume de um cilindro e pela altura total ou comercial das arvores, essa relação é chamada de fator forma (f), expresso por: f= Vreal /Vcilindro, sendo f>1.
O decréscimo natural dediâmetro ao longo do tronco define o chamado quociente de forma, que se obtém da razão entre diâmetros, é o coeficiente de forma de Schiffel.
A cubagem rigorosa também serve de dados para o ajuste de uma equação volumétrica, o ajuste visa corrigir problemas estatísticos relacionados a pressuposições básicas da regressão, como a normalidade dos erros e a heterocedatiscidade da variância. Deve-se cubarum numero suficiente de arvores para caracterizar a variância dos volumes dentro de cada classe diamétrica em uma floresta. Tudo isso pode ser feito utilizando regressão linear para ajustar um modelo linear.
Outras alternativas para estimar volumes são os modelos de taper e os modelos de múltiplos volumes, o modelo de taper descreve o filamento natural do fuste da arvore e o modelo de múltiplosvolumes permite estimar de partes do fuste da arvore para diversos fins.
Existem diversos modelos de taper, são eles: Modelo Kozak, Modelo de Damaerschalk, Modelo de Ormerod, Modelos de Biging e Modelo de Garay. Para se obter parte do fuste ou ate mesmo o volume total há necessidade de integrar as funções de taper entre os limites de altura que se deseja.
E por fim o modelo de múltiplos...
tracking img