Volumetria de óxidorredução: determinação de cloro-ativo em alvejantes

1111 palavras 5 páginas
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Química Analítica Experimental

Experimento 03:
Volumetria de óxidorredução: determinação de cloro-ativo em alvejantes

Introdução:
A volumetria de óxido-redução ou redox é um método analítico que faz uso das reações de oxirredução na titulação de analitos com propriedades oxidantes ou redutoras. Um exemplo de volumetria de óxido-redução de interesse tecnológico é a determinação de cloro-ativo em alvejantes. O constituinte ativo nas soluções de alvejantes industriais e domésticos é o íon hipoclorito, OCl-. Os alvejantes sólidos, normalmente na forma granulada, consistem essencialmente de uma mistura de hipoclorito de cálcio, Ca(OCl)2 e cloreto básico de cálcio, CaCl2.Ca(OH)2.H2O. Um pouco de CaO normalmente é encontrado nessas formulações. Por outro lado, as soluções preparadas com hipoclorito de sódio, NaOCl, contêm NaOH e NaCl como estabilizantes.
O poder alvejante e oxidante em produtos alvejantes sólidos ou na forma de soluções é expresso em termos da porcentagem e massa de cloro-ativo, o que significa a massa em gramas de cloro, Cl2, que pode ser liberado por 100 g da amostra sob ação de HCl diluído. O íon hipoclorito reage com solução diluída de ácido clorídrico produzindo cloro gasoso de acordo com a equação química:
OCl-(aq) + 2H+(aq) + Cl-(aq) → Cl2(aq) + H2O(l)
Assim, uma vez determinado o teor do íon hipoclorito pelo método iodo métrico calcula-se, pela relação estequiométrica baseada na equação química acima, a concentração do componente ativo na amostra em termos da porcentagem em massa de cloro-ativo. Os alvejantes sólidos comerciais de boa qualidade, contêm cerca de 36-38% de cloro-ativo.
Já as soluções de uso doméstico como, por exemplo, as bem conhecidas águas sanitárias, possuem de 2,0 a 2,5% em massa de cloro-ativo. Esta forma de expressar a atividade alvejante em termos do teor percentual de cloro-ativo, já se tornou corriqueira e

Relacionados

  • Quimica
    12470 palavras | 50 páginas