Volumetria de oxidação-redução - iodotimetria

978 palavras 4 páginas
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Ciências Farmacêuticas
Disciplina de Análise de Matéria Prima de Medicamentos

Aula prática 10: VOLUMETRIA DE OXIDAÇÃO-REDUÇÃO - IODOTIMETRIA

Vitória, novembro de 2011
1.0 Introdução
Os métodos volumétricos que envolvem a oxidação de íons iodeto (iodometria) ou a redução de iodo (iodimetria), são baseados na semi-reação:
I2 + 2e- => 2I- E° = 0,535 volt
As substâncias que possuem potenciais de redução menores que o do sistema I2/I- são oxidados pelo iodo, e portanto podem ser titulados com uma solução padrão desta substância (Iodimetria). Por outro lado, os íons iodeto exercem uma ação redutora sobre sistemas fortemente oxidantes, com a formação de quantidade equivalente de iodo. O iodo liberado é então titulado com uma solução padrão de tiossulfato de sódio.
Dois métodos iodométricos são frequentemente utilizados, método direto e o método indireto. O método direto faz uso de uma solução padrão de iodo (I2), preparada mediante dissolução do iodo em solução aquosa de iodeto de potássio (KI). Neste método, o iodo é usado diretamente na titulação como oxidante. O método indireto consiste na dosagem de espécies oxidante pela adição de um excesso de iodeto (I-). O iodeto é oxidado a iodo e posteriormente este é titulado com uma solução padrão de tiossulfato de sódio (Na2S2O3). O indicador usado na iodometria é uma suspensão de amido que em presença de iodo adquire uma coloração azul intensa. Na realidade esta cor é devida à adsorção de íons triiodeto (I3-) pelas macromoléculas do amido.
Com isso, ao se adicionar iodeto de potássio (KI) à solução, poderemos dosar o iodo liberado com solução padronizada de tiossulfato de sódio (Na2S2O7), usando goma de amido como indicador.
Uma aplicação importante do método iodométrico é a determinação do conteúdo ácido de soluções.
IO- + 5I- => 3I2 + 3H2O
A reação processa-se muito rapidamente e é quantitativa. Se um excesso de iodato e iodeto de potássio é

Relacionados