Volumetria de oxi-redução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1156 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Volumetria de óxi-redução

A Volumetria (titulometria) é um método que se baseia na adição de um titulante para que este reaja com um analito específico e, uma vez que todo o analito tenha reagido tem-se, no meio reacional, uma brusca mudança em alguma característica, podendo esta ser visual, causada pela adição de algum indicador ou então, pela mudança de potencial do meio, determinando-se, oponto de viragem ou ponto de equivalência, respectivamente ( ZENI, 2005)
A Volumetria de óxido-redução, também chamada de Titrimetria de óxido redução, consiste na determinação exata do volume, de uma solução padrão, necessário para reagir quantitativamente com uma solução cuja concentração será determinada. Trata-se de uma técnica muito utilizada para a determinação quantitativa de diversassubstâncias atualmente, mesmo sendo uma técnica clássica de determinação (SOUSA, 2009).
O método envolve transferência de elétrons entre agentes oxidantes e agentes redutores. O processo de oxidação abrange a perda de elétrons por parte de uma substância, já a redução se dá pelo ganho de elétrons para uma espécie química em análise. A variação do número de oxidação das espécies envolvidas na reaçãoindica a perda ou ganho de elétrons (BACCAN et al, 2001).
Nas reações de óxido-redução, o número de elétrons perdidos pela espécie química que sofre oxidação deve ser sempre igual ao número de elétrons ganhos pela espécie que sofre redução, de modo a se manter a neutralidade de carga do meio. O balanceamento da reação fixa a relação entre a quantidade de matéria das substâncias reduzidas eoxidadas (BACCAN et al, 2001).
Um indicador de oxidação-redução marca a mudança brusca de potencial de oxidação na vizinhança do ponto de equivalência em uma titulação de oxidação-redução. O indicador ideal deve ter um potencial de oxidação entre os valores da solução titulada e do titulante, a mudança de cor deve ser nítida sendo detectada facilmente. “Um indicador de oxidação-redução (indicador redox)é um composto que tem cores diferentes nas formas oxidadas e reduzidas’’ (VOGEL, 2002).
Tipos de Volumetria

• Permanganometria
A permanganometria se refere às reações redox, nas quais se usa KMnO4 como agente oxidante para a determinação volumétrica de um agente redutor. Este tipo de ração foi proposto inicialmente por F. Margueritte na determinação de Fe(II) em soluções ácidas. O potencialpadrão de redução do MnO4-, em meio de ácido sulfúrico 1 mol L-1, é de 1,52 volts o que indica que o KMnO4 é um oxidante forte (SOUSA, 2009).

• Dicromatometria
A dicromatometria é utilizada como método analítico para determinar o cromo III. O método consiste basicamente em oxidar o Cr3+ da amostra dicromato por fervura com excesso de solução de persulfato na presença de nitrato de prata comocatalisador (SOUZA, 2002).

• Iodometria
A iodometria é o método de titulação iodométrica indireta, que corresponde à titulação do iodo liberado em reações químicas. Neste caso adiciona-se um excesso de I- em solução ácida, à quantidade de solução a titular, formando I2 , o qual se titula em seguida com solução de tiossulfato (S2O3-) (VOGEL, 2002).

Fármacos doseados por oxi-redução

Acetatode Tocoferol
Tome cerca de 0,250 g exatamente pesados, transfira para balão de fundo redondo de 150 mL munido de refrigerador a refluxo, usando várias funções de álcool absoluto puro totalizando 25 mL. Adicione 25 mL de ácido sulfúrico 5N em álcool e ferva em álcool e ferva a refluxo protegido,protegido da luz por 3 horas. Resfrie, transfira para o balão tarado de 200 mL e complete o volume comálcool absoluto. A 50 mL dessa solução hidrolisada adicione 20 mL de ácido sulfúrico a 12 por cento v/v em álcool absoluto, 20 mL de água de 2 gotas de solução de difenilamina ,contidos num frasco de 250 mL.Tiltule com sulfato sérico 0,01 N (SV) agitando continuamente até o aparecimento de cor azul estável por pelo menos 10 segundos.Faça um branco para a correção necessária .Cada mL de sulfato...
tracking img