Volumetria de oxi-redução

Volumetria de óxi-redução

A Volumetria (titulometria) é um método que se baseia na adição de um titulante para que este reaja com um analito específico e, uma vez que todo o analito tenha reagidotem-se, no meio reacional, uma brusca mudança em alguma característica, podendo esta ser visual, causada pela adição de algum indicador ou então, pela mudança de potencial do meio, determinando-se, oponto de viragem ou ponto de equivalência, respectivamente ( ZENI, 2005)
A Volumetria de óxido-redução, também chamada de Titrimetria de óxido redução, consiste na determinação exata do volume, deuma solução padrão, necessário para reagir quantitativamente com uma solução cuja concentração será determinada. Trata-se de uma técnica muito utilizada para a determinação quantitativa de diversassubstâncias atualmente, mesmo sendo uma técnica clássica de determinação (SOUSA, 2009).
O método envolve transferência de elétrons entre agentes oxidantes e agentes redutores. O processo de oxidaçãoabrange a perda de elétrons por parte de uma substância, já a redução se dá pelo ganho de elétrons para uma espécie química em análise. A variação do número de oxidação das espécies envolvidas na reaçãoindica a perda ou ganho de elétrons (BACCAN et al, 2001).
Nas reações de óxido-redução, o número de elétrons perdidos pela espécie química que sofre oxidação deve ser sempre igual ao número deelétrons ganhos pela espécie que sofre redução, de modo a se manter a neutralidade de carga do meio. O balanceamento da reação fixa a relação entre a quantidade de matéria das substâncias reduzidas e oxidadas(BACCAN et al, 2001).
Um indicador de oxidação-redução marca a mudança brusca de potencial de oxidação na vizinhança do ponto de equivalência em uma titulação de oxidação-redução. O indicador idealdeve ter um potencial de oxidação entre os valores da solução titulada e do titulante, a mudança de cor deve ser nítida sendo detectada facilmente. “Um indicador de oxidação-redução (indicador...
tracking img