Volume de massa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Determinação de massa ou volume a ser utilizado na preparação a
partir de porcentagem
Em muitos medicamentos e em produtos alimentares líquidos e sólidos, como o vinagre   e bolachas, por exemplo, apresenta-se o teor em porcentagem de massa do soluto (m1) em relação à massa da solução inteira (m = m1 + m2).A essa grandeza dá-se o nome de Título (?) ou porcentagem em massa de uma solução.
Suadefinição pode ser expressa da seguinte forma:
[pic]
Dessa forma, seu cálculo é feito através da equação matemática abaixo:
[pic]
ou
[pic]
Visto que tanto no denominador, como no numerador, está se tratando da mesma unidade (a unidade de massa é o grama – g), o Título não possui nenhuma unidade e é menor que 1.
Desse modo, se dissermos que o título de determinada solução é 0,4, issosignifica que para cada unidade de massa da solução, 0,4 corresponde à massa do soluto. Porém, muitas vezes o Título é expresso em porcentagem. Para tal, basta multiplicar o valor encontrado por 100%. Nesse caso é chamado dePorcentagem em Massa (?%) *
[pic]
Observe a figura abaixo, em que é dada a porcentagem em massa do cloreto de sódio de uma solução de soro fisiológico:
[pic]
O soro fisiológico,usado no tratamento de desidratação, contém uma porcentagem em massa de cloreto de sódio de 0,9%
Nesse caso, significa que em cada 100 g ou 100 unidades dessa solução, há 0,9 g ou 0,9% de soluto, isto é, do cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha).
Outro exemplo é o vinagre: no seu rótulo há indicação de que na sua preparação foram usados 5% de massa de ácido acético, ou seja, existem 5 g desseácido para cada 100 g de solução.
[pic]
O Título pode ser dado também em porcentagem de volume. Nesse caso, a única diferença é que no lugar de relacionar a massa do soluto com a massa da solução; relaciona-se o volume do soluto com o volume da solução, segundo a fórmula a seguir:
[pic]
Por exemplo, no caso do álcool comum, que apresenta uma porcentagem em volume de 96%, em 100 mL da solução, 96mL é álcool.
[pic]
[pic]
• O termo “Título” é mais usado entre os cientistas, já os técnicos e vários autores de livros usam mais a expressão “Porcentagem em massa”.
Apresentação dos materiais utilizados em Farmacotécnica e boas práticas
de manipulação.




 A manipulação de medicamentos consiste na ação de manufaturar, de forma individualizada, um medicamento conformeprescrição médica ou literatura oficial.
As farmácias são os locais autorizados para realizar a manipulação de medicamentos, e devem contar com uma estrutura altamente especializada para essa função, tendo em vista que não se trata de uma atribuição simples, exigindo diversas operações farmacotécnicas diferentes.
Embora o número de operações envolvidas na manipulação de medicamentossejabastante grande, existem duas ou três operações básicas que podem ser consideradas inevitáveis - entre estas a Pesagem e/ou Tomada de Volume e o processo de Mistura.As duas primeiras justificam-se pela necessidade de garantirmos a correta dosagem do principio ativo, e a terceira garante a uniformidade do medicamento.
Outras operações, até comuns, podem ser consideradas secundárias ou derivadasdos processos de mistura. Como exemplo temos a Trituração, que consiste em subdividir partículas sólidas, e a Tamisação, que consiste em separar partículas de tamanhos bem definidos.
Para entender a importância destas operações, basta entender os medicamentos como formas de dosagem e liberação de fármacos. Esta idéia implica que a proporção do princípio ativo na formulação deve serrespeitada. Logo, a pesagem ou tomada de volume de cada componente deve ser feita sempre com muita exatidão. Da mesma forma, a liberação dos fármacos ou princípios ativos deve ocorrer de maneira adequada. Para tanto, esta liberação precisa ser uniforme em cada dose terapêutica da forma farmacêutica, encerrando quantidades equivalentes dos ativos. A mistura dos componentes do medicamento buscando, se...
tracking img