Voleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VOLEIBOL

O Voleibol foi criado em 1895 por William G. Morgan e foi introduzido em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial pela acção das tropas norte-americanas fixadas nos Açores.
O Voleibol é um desporto colectivo praticado por duas equipas compostas por seis elementos cada, em jogo. É praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede sendo um desporto olímpico, regulado pelaFéderation Internationale de Volleyball (FIVB).
O objectivo do jogo é fazer com que uma equipa consiga o envio regulamentar da bola, por cima da rede, para cair no campo do adversário, procurando simultaneamente evitar que a mesma caia no seu próprio terreno.
O campo:

As equipas podem ser compostas por um máximo de 12 jogadores – 6 jogadores por equipa em jogo, mais 6 suplentes.



Asacções técnico-tácticas são as seguintes:

-Posição base em que o jogador tem de ter os pés paralelos e o peso do corpo bem distribuído sobre ele, o tronco direito (ou ligeiramente inclinado para a frente) e os membros inferiores flectidos.


-Deslocamentos são as movimentações feitas em várias direcções a partir da posição base em o jogador nunca deve cruzar os membros inferiores.-Passe alto de frente em que o jogador deve ter os membros superiores flectidos tal como os membros inferiores tendo os pés afastados e um ligeiramente à frente do outro.


-Passe de costas em que o jogador faz o batimento da bola acima da cabeça e segue a trajectória da bola com os olhos, cabeça estendida para trás.


-Manchete em que o jogador parte da posição base com os membrosestendidos à frente e mãos unidas. O batimento da bola é feito com os antebraços e há uma extensão simultânea dos membros inferiores.


-Serviço por baixo em que o jogador tem os membros inferiores flectidos, o tronco ligeiramente inclinado para a frente e um membro inferior à frente do outro. A bola está na mão do lado do membro inferior que está avançado e o membro superior oposto estaestendido atrás. O batimento da bola faz se com a mão aberta e o membro superior esticado com a força e direcção suficientes para ultrapassar a rede.





-Serviço por cima (ou tipo ténis) pratica-se com um membro superior esticado enviando a bola para cima e para a frente. Tendo o membro superior oposto flectido atrás é batida a bola com a mão aberta, à frente e acima da cabeça.-Rotação é feita no campo da equipa que ganha o direito de executar o serviço, no sentido dos ponteiros do relógio.

-Remate em que o jogador necessita de dois a três passos de balanço, salta na vertical com elevação dos membros superiores, bate na bola à frente do corpo e salta junto à rede sem a tocar. Na queda, depois do remate, amortece o impacto com flexão dos joelhos.

-Bloco é uma acçãorealizada por um, dois ou três atacantes para contrariar o remate do adversário. O jogador eleva-se na vertical junto à rede, faz impulso sobre os dois pés e extende os membros superiores para cima. Com as mãos abertas e as palmas viradas para a frente depois amortece a queda com a flexão dos joelhos. No caso do bloco a dois ou a três é coordenado o tempo de salto entre si com o tempo de rematedo adversário.

-Mergulho é uma acção realizada para recuperar bolas baixas ou em condições de desequilíbrio. O jogador deve após o movimento de um a três passos mergulhar com impulsão sobre um pé ficando com o corpo paralelo ao chão. Os membros superiores ficam estendidos à frente com uma ou duas mãos, tocando a bola para cima e a protecção da queda com acção dos membros inferiores e dos membrossuperiores é essencial.

Em jogo
No início de um jogo de voleibol o árbitro efectua um sorteio para determinar quem escolhe o direito de servir ou o lado do campo. Quem ganha esse sorteio escolhe o direito de servir ou de receber o serviço ou o campo.
Formação inicial das equipas:
Com 6 jogadores em cada lado do campo existem 3 jogadores junto à rede (avançados) e outros 3 por detrás dos...
tracking img