Voleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Voleibol
O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.
Morgantinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Ele pretendia oferecer às pessoas um esporte em que as houvesse poucas lesões físicas.
Em 1947 foi fundadaa Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendidotambém ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.
É praticado numa quadra dividida em duas partes por umarede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo quese evitando os pontos dos adversários.
Fundamentos
 SAQUE: É o ato de enviar a bola da área de saque para a quadra contrária pelo atleta da posição 1, que deverá golpeá-la com parte do braço. Para ogolpe, a bola deverá estar solta. Será direcionada para a quadra do adversário e passar por sobre a rede e entre as antenas.

Saque por baixo ou por cima: e o jogador acerta a bola por baixo, nonível da cintura, ou primeiro lança-a no ar para depois acertá-la acima do nível do ombro.
Jornada nas estrelas: um tipo específico de saque por baixo, em que a bola é acertada de forma a atingirgrandes alturas (em torno 25 metros). 
Saque flutuante ou saque sem peso: saque em que a bola é tocada apenas de leve no momento de contato, o que faz com que ela perca velocidade repentinamente e suatrajetória se torne imprevisível.
Viagem ao fundo do mar: saque em que o jogador lança a bola, faz a aproximação em passadas como no momento do ataque, e acerta-a com força em direção à quadra...
tracking img