Voleibol - análise cinesiológica dos fundamentos e educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE
GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: VOLEIBOL
PROFESSOR:
ALUNO:

ANÁLISE CINESIOLÓGICA E EDUCATIVOS DOS MOVIMENTOS NO VOLEIBOL

INTRODUÇÃO

Sabemos acerca da origem e do desenvolvimento do voleibol. Porém, cada vez mais este esporte vem crescendo e dados atuais apontam com incontestável certeza que ele já é o 2o (segundo) mais praticado no Brasil, quehoje é considerado o maior expoente neste esporte. E isso tanto em termos recreativos quanto na perspectiva profissional.
O intuito deste trabalho é destacar sucintamente aspectos cinesiológicos importantes relacionados a cada fundamento e suas respectivas técnicas, além de acrescentar alguns educativos para cada movimento a fim de aprimorar e desenvolver a percepção motora no voleibol.
Aexecução correta dos diversos movimentos do jogador de voleibol em uma partida envolve padrões de movimentos altamente integrados e coordenados, tanto na superfície do jogo quanto fora dela. Por este motivo serão abordados de forma separada e a mais individualizada possível, não esquecendo que será uma abordagem resumida.

DESENVOLVIMENTO

Objetivamente a maior parte dos movimentos numapartida de voleibol inicia-se em uma posição específica – a posição de expectativa – que é bem direta e está num meio termo para a execução da manchete ou do toque: movimentos comuns e rotineiros no voleibol.
Faz-se necessária esta abordagem inicial para nos situarmos cinesiologicamente em uma ordem crescente de complexidade e entendimento destes movimentos. Até porque precisamos diferenciar o termotécnica de fundamento.
Fundamento é um princípio básico do jogo, isto é, é o meio pelo qual o atleta deve se utilizar para realizar sua ação e atingir o seu objetivo; e mais: pode ser considerado como parte do jogo – conforme o desenrolar do jogo podemos subdividi-lo através dos fundamentos, que são estes: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. Já a técnica está contida nofundamento, ou seja, há diversas técnicas para se executar um mesmo fundamento. Por exemplo: a manchete é uma técnica que na maior parte das vezes é utilizada no fundamento passe, mas às vezes também é utilizada no levantamento.

POSIÇÃO DE EXPECTATIVA

Geralmente é tida como à postura que o atleta deve ter, preparando-se para uma defesa do ataque da equipe adversária. É caracterizada pelaposição do tronco inclinado à frente, pernas afastadas lateralmente e semiflexionadas, com as pontas dos pés ligeiramente à frente (de preferência o pé esquerdo quando você estiver no lado esquerdo da quadra e situação inversa quando estiver do lado direito da quadra).
Os braços devem estar soltos à frente permitindo movimentos mais rápidos para uma melhor atuação diante da bola. Aexecução do movimento parte da posição de expectativa com a finalidade de atacar a bola com o quadril e ombro ao mesmo tempo em direção ao levantador.

MANCHETE

É a técnica mais utilizada que constitui o fundamento da recepção (passe), que é um dos fundamentos mais importantes para a obtenção da posse de bola, e conseqüentemente não deixa que a equipe adversária faça pontos. Nãoadianta uma equipe possuir ótimos levantadores se não tiverem um bom passe.
Partindo da posição de expectativa, o atleta realiza a flexão horizontal dos ombros, juntando as duas mãos em uma posição neutra, ao mesmo tempo em que realiza uma ligeira protração de ombros combinada com elevação de ombros (se for uma manchete defensiva) ou com depressão de ombros (caso seja uma mancheteofensiva).
Na recepção cada atleta é responsável por uma área da quadra, portanto é importante que todos os jogadores dominem perfeitamente a técnica da manchete. Atualmente, no voleibol, um grande número de variações de recepção de saque tem sido utilizado para melhor aproveitamento dos atacantes.
Pode-se usar 5, 4, 3 ou mesmo 2 atletas para passar o saque; isto depende da...
tracking img