Volei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa

1) Defina íon complexo.
Resposta: Íons complexos: Um íon complexo (ou molécula) consta de um átomo central( íon) e vários ligantes intimamente acoplados a ele. As quantidades relativas desse componentes num complexo estável parecem seguir um estequiometria bem definida, embora isso não possa ser interpretado dentro do conceito clássico de valência. O átomo central pode sercaracterizado pelo número de coordenação, um numeral inteiro, que indica o número de ligantes monodentados, que podem formar um complexo estável com um átomo central. Na maioria dos casos, o número de coordenação é 6 ( como no caso do Fe+2, Fe+3, Zn 2+, Cr+3, CO+3, Ni+2, Cd+2).

2) Explique porque o íon chumbo aparece nos grupos I e II.
Resposta: Os cátions do primeiro grupo formam cloretos insolúveis.Ocloreto de chumbo, porém, é ligeiramente solúvel em água e , por esta razão, o chumbo nunca é completamente precipitado, quando se adiciona ácido clorídrico dissolvido à amostra. Os íons chumbo restantes são quantitativamente precipitados com ácido sulfúrico em meio ácido junto com os cátions do segundo grupo.

3) Como devemos proceder ao realizar o teste de precipitação quantitativa.Resposta: Para testar se a precipitação foi quantitativa, devemos, depois de centrifugar a solução, adicionar 1 ou 2 gotas do reagente do grupo, e verificar se a solução permaneceu límpida. Ao verificarmos esse acontecimento, perceberemos que houve precipitação total.

4) Se no primeiro grupo ocorre a precipitação dos cloretos insolúveis, porque não pode utilizar soluções salinas de cloreto ( porexemplo, NaCl)?
Resposta: As solubilidades dos cloretos de prata e de mercúrio (I) são muito baixas e estes sais podem ser precipitados, quase completamente, mediante adição de um pequeno excesso de ácido clorídrico à solução de cátions (VOGEL,1981). O cloreto de chumbo é muito mais solúvel, só precipitando se a concentração do íon Pb2+ for elevada. Portanto, geralmente quando se é feita esta análisequalitativa dos cátions, boa parte do chumbo é deixado em solução para precipitar como sulfeto de chumbo com o 2º grupo de cátions (MATTA, 2008). O ácido clorídrico é preferido para a precipitação do grupo porque cria e/ou mantém uma acidez na solução. As equações iônicas da precipitação dos cloretos insolúveis são:

Ag+(aq)+ Cl-(aq) → AgCl↓(1)

Hg22+(aq) + 2Cl-(aq) → Hg2Cl↓

Pb2+(aq) +2Cl-(aq) → PbCl2↓

(VOGEL, 1981)

A solução deve estar suficientemente ácida com HCl para prevenir a precipitação dos oxicloretos de bismuto (III) e antimônio (III), ambos brancos e insolúveis em meio aquoso.

Bi3+(aq) + Cl-(aq) + H2O(l) → BiOCl↓ + 2H+(aq)

Sb3+(aq) + Cl-(aq) + H2O(l) → SbOCl↓ + 2H+(aq)

Além do mais, o excesso de íons cloreto assegura uma precipitação mais completa doscloretos deste grupo devido à redução de suas solubilidades pelo efeito do íon comum. Entretanto, um grande excesso do ácido deve ser evitado para que não haja redissolução do precipitado devido à formação de cloro complexos solúveis, fracamente dissociados, com o excesso de íons cloreto.

AgCl↓ + Cl-(aq) → AgCl2-(aq)

PbCl2↓ + 2Cl-(aq) → PbCl42-(aq)

Hg2Cl2↓ + 2Cl-(aq) → HgCl42-(aq) + Hg(l)Se usar NaCl que é um sal neutro, não terá a acidez necessária e isso pode interferir no bismuto do grupo II.

5) Sabendo-se que sua amostra é composta somente por AgNO3 e Pb(NO3)2 , montar um fluxograma operacional para confirmar a presença destes dois cátions segundo a MQS.

Resposta:
- Transfeririu-se 20 gotas da solução da amostra para um tubo de centrífuga;-Adicionou-se cuidadosamenteHCl 2 eq/L até que houve a precipitação completa dos cátions ( 2 a 3 gotas aprox.)- Centrifugou e testou, no sobrenadante, se a precipitação foi quantitativa . Para isso adicionando 1 gota de HCl 2 eq/L verifique se a solução permanece límpida, indicando a ausência de cátions do grupo I. |
Precipitado: | Sobrenadante: Descartou-o. |
- Lavou-se o precipitado com 2 gotas de HCl 2 eq/L e com 5...
tracking img