Voip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|Nome: Andressa Vieira

VOIP

VoIP (Voice over Internet Protocol ou Voz por IP) é o roteamento de conversa humana usando a internet baseada no protocolo de internet, tornando atransmissão de voz mais um serviço suportado pela rede de dados. O VoIP permite que o usuário cadastrado consiga efetuar ligações entre outros usuários cadastrados e com telefones fixos, alémde poder receber ligações da telefonia convencional através de uma rede de dados, convertendo sinal analógico nun conjunto de sinais digitais.
As empresas que fornecem esse serviço sãochamadas de provedoras. As chamadas de VoIP para VoIP são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas tem um custo.
A maneira mais simples e comum é pelo usi de um dispositivochamado ATA que permite conectar um telefone comum ao computador. O ATA é um conversor analógico-digital que pega o sinal analógico do telefone e converte em dados digitais paratransmissão pela intenet.
Vantagens do VoIP
- Redução de custos: as maiorias dos sistemas permitem ligações sem custo entre os usuários do mesmo sistema. As tarifas para os telefonesfixos e ligações internacionais são mais baixas do que das companhias telefônicas.
- Os serviços de VoIP podem ser integrados a outras aplicações. Como email, salas de bate-papo etambém aplicações multimídia, como videoconferência.
Desvantagens do VoIP
- O VoIP depende de energia elétrica para funcionar e sem ela não podemos fazer e nem receber ligaçõestelefônicas.
- O VoIP está sujeito a vírus e Hacker como o resto dos serviços de internet.
- Nos serviços VoIP, a voz é convertida para sinais digitais e depois comprimida. Todacompressão gera uma perda de qualidade. Além do que, essa compressão em tempo real necessita de uma capacidade de processamento considerável, e sem esse processamento pode haver ecos.
tracking img