Voip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Fundamentos de Redes de Computadores

Índice
1. Introdução
2. História da Tecnologia
3. Conceitos
4.1 Requisitos para a Telefonia IP 
4.2 Telefonia Sobre o Protocolo IP
4.3 Arquitetura
4.4 Protocolos
4.5 Ambiente Corporativo
4.6 Internet ou Banda Larga e a qualidade (QoS)
4. Sistema de telefonia padrão x sistema VOIP
5.O Futuro do VOIP
6. Conclusões
7. Bibliografia

1. Introdução.

Este trabalho tem a intenção de apresentar a tecnologia de Voz Sobre IP, comumente chamada apenas de VOIP. O texto discorrerá sobre a história da tecnologia, conceitos básicos, formas de implementação, aplicações da tecnologia e a previsão de futuro para a tecnologia VOIP.

2. História da tecnologia
As primeiraspesquisas que deram origem a tecnologia de Voz sobre IP datam da década de 70, mas foi em 1995 que o uso de VOIP como se entende hoje começou a ficar mais concreto. No final da década de 90 e início dos anos 2000, a oferta de banda larga a preços mais acessíveis para o usuário final e a proliferação de softwares de chamadas telefônicas através da internet impulsionaram sua disseminação.
Abaixouma linha do tempo do desenvolvimento da tecnologia:

1970 – Dany Cohen começa os esforços para transportar áudio em redes de pacotes. Este relata uma experiência de transmissão de voz em pacotes e em tempo real entre o USC/ISI (University of Southern California/Information Sciences Institute) e o MIT’s LincolnLab.

1977 – Surge o primeiro protocolo de internet para transportar voz em pacotesespecificado formalmente por Dany Conhen [RFC 741, 1977]

1981 – R. Cole propõe o Packet Video Protocol (PVP), um protocolo para o transporte de vídeo em pacotes.

1992 - A Internet Engineering Task Force (IETF) realiza a primeira audiocast através da Multicast Backbone on the Internet (MBone), a partir de San Diego.

1992 - Henning Schulzrinne começa a desenvolver o Real-Time TransportProtocol (RTP).

1992 - após a primeira difusão de áudio, é feita pelo IETF, a partir de Boston através da Mbone a primeira difusão de áudio e vídeo simultaneamente, utilizando as aplicações vat e DVC respectivamente.

1995 – O RTP foi publicado como IETF Proposed Standard.
1995 - Steve McCanne e Van Jacobson desenvolveram a vic, uma aplicação que utiliza o codificador normalizado H.261.

1995 -Surgiu outra aplicação, o CU-SeeMe, que foi dos primeiros protótipos de videoconferência disponíveis na Internet. Inicialmente para MacOs e depois para Windows, este protótipo utilizava um processo responsável pela distribuição de sinais pelos váriosintervenientes da conferência.

1996 - É publicada pela International Telecommunications Union (ITU) a primeira versão da recomendação H.323[H.323, 1996].

1996 - É prestado pela Delta Three o primeiro serviço comercial de Telefonia sobre IP, seguindo-se a Net2phone, iBasis e Telematrix.

1996 – A Microsoft lança o seu primeiro sistema de conferência sobre redes de pacotes. O Microsoft NetMeeting v1.0.

1999 – O protocolo SIP foi aceite como norma, pelo IETF como um protocolo de sinalização para a criação, modificação e finalização desessões com um ou mais participantes.

3. ConceitoA Comunicação de Voz em Redes IP, chamada de VoIP, consiste no uso das redes de dados que utilizam o conjunto de protocolos das redes IP (TCP/UDP/IP) para a transmissão de sinais de Voz em tempo real na forma de pacotes de dados.A sua evolução natural levou ao aparecimento da Telefonia IP, que consiste no fornecimento de serviços detelefonia utilizando a rede IP para o estabelecimento de chamadas e comunicação de Voz.Nessas redes são implementados protocolos adicionais de sinalização de chamadas e transporte de Voz que permitem a comunicação com qualidade próxima àquela fornecida pelas redes convencionais dos sistemas públicos de telefonia comutada ou de telefonia móvel.Digitalização de Sinais de VozNos sistemas tradicionais o...
tracking img