Voip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PROJEÇÃO
ESCOLA DE TECNOLOGIA
CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO.

Autores:
Alexandre Andrade
Anderson Leonidas
Arlisson Oliveira Brito
Carina Oliveira
David Wilker da Silva Rom
Elvikiss Anjos Moura
Hudson Arcanjo
Janaina de Abreu Moura
Leonardo de Paula Costa
Turma SI6AN

VoIP: Voz sobre IP

BRASÍLIA
2009
FACULDADE PROJEÇÃO
ESCOLA DE TECNOLOGIA
CURSO DE SISTEMA DEINFORMAÇÃO.

Autores:
Alex Silva de Oliveira
Arlisson Oliveira Brito
Edgard da Silva Serafim
Elvikiss Anjos Moura
Janaína de Abreu Moura
Lair Ribeiro Campos
Layane Sarmento Pinheiro
Marcelo Leonardo Camargos Silva
Pablo Rodrigues de Souza

VoIP: Voz sobre IP

Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para avaliação na disciplina Fundamentos da Computação, do curso de Sistema deInformação, da Faculdade Projeção, ministrado pelo professor Rafael Pansera.

Brasília,
Novembro de 2009.
Introdução

“A tecnologia VoIP veio para substituir a telefonia convencional com muito mais economia e a mesma qualidade. Você pode fazer e receber chamadas de telefones fixos, celulares e outros computadores em qualquer parte do Brasil ou do mundo.”(http://www.obaip.com.br/cliente_index.php)

Tecnologia VoIP

VoIP é a sigla para Voice over Internet Protocol, ou voz sobre IP, é uma tecnologia que possibilita a realização ou recebimento de chamadas telefônicas por meio da internet.
Seu processo basicamente consiste em digitalizar a voz (áudio analógico) e colocar em pequenos pacotes de dados e fazer sua transmissão via internet e convertê-los novamente em voz em seudestino.

Para efetuar as chamadas VoIP, o usuário pode optar pelos seguintes modos:
* Computador
* A maneira mais simples de falar com VoIP. Basta que o computador tenha microfone, caixas de som ou um headset (fones de ouvido com microfone) e o softphone da operadora contratada instalados.

* Telefone
* Utilizando um ATA (Adaptador para Telefone Analógico que faz a conversão dotelefone analógico para um telefone IP). O adaptador conecta a rede banda larga a um telefone analógico fazendo com que este passe a receber ou realizar ligações do serviço VoIP contratado.
* Ou utilizando um Telefone IP que é um aparelho desenvolvido com recursos semelhantes aos encontrados em computadores, portanto diferentes dos analógicos convencionais.

Regulamentação no Brasil
A ANATEL(Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão responsável pela regulamentação de telecomunicações no Brasil. Ela considera a VoIP como um sistema de tecnologias desenvolvidas para a comunicação de voz, que complementa os serviços de telecomunicações convencionais utilizadas.
No Brasil, a empresa Transit Telecom detém autorização da Anatel para oferecer serviços em uma pequena área.Operadoras VoIP

São as prestadoras de serviço e suporte de telefonia VoIP. Skype, MSN, GTalk, são exemplos de operadoras VoIP. A diferença entre estas e o Skype está na forma de prestação de serviço. Enquanto no Skype o usuário pode contratar um serviço pago os outros dois se direcionam para um serviço gratuito e localizado (entre usuários).
As operadoras é que direcionam a ligação da chamada docliente em forma de dados e fazem o envio para uma central telefônica convencional que esteja mais próxima do destino final. Também são elas que oferecem produtos e pacotes de minutos aos usuários.

Realização de Ligações

- Por meio do Softphone (aplicativo).
Um telefone virtual é apresentado e o usuário efetua uma simulação de uso como se fosse em um telefone convencional. Ao retirar o telefoneIP do “gancho” um sinal é emitido para a aplicação indicando que o telefone esta “fora do gancho”. A aplicação emite o sinal de discagem. O usuário digita os números do destino. O programa faz a comparação dos números e se positivo estabelece a conexão. Caso o número de destino aceite a chamada é estabelecido um RTP (Transmissão em tempo real) sobre UDP (Pacote de Dados do Usuário) entre o...
tracking img