VOCÊ É UM WORKAHOLIC OU WORKLOVER?

2325 palavras 10 páginas
VOCÊ É UM WORKAHOLIC OU UM WORKLOVER?
OSSO, Silvia 1
Com o mercado em crise de empregos por causa da competitividade; dificuldades de jovens ingressarem no trabalho ou para profissionais maduros permanecerem nele e a pouca possibilidade vindoura de aumento dos empregos formais fica a pergunta: O que fazer com o meu futuro?
Essa tem sido uma pergunta que muitos têm me feito em palestras e contatos nos últimos meses. Minha resposta parece simplista, mas não é: seja um “Worklover”, isto é um amante do trabalho.
Há muitos que trabalham demais e podem se considerados “Workaholic” (ou viciado por trabalho), mas há os que realmente sentem prazer e satisfação na sua vida profissional, o que chamo de “Worklover”.
O “Workaholic” é um verdadeiro viciado no trabalho; sua motivação pelo trabalho é muito alta, seu foco é o trabalho em si, mas sua insatisfação é permanente. Se a vida profissional vai mal, sofre adoece e tem dificuldade de reconhecer que precisa de ajuda. Geralmente trabalha muitas horas por dia, mas descuida-se da vida pessoal e da saúde. Foge dos problemas pessoais, familiares e se distancia do social. Sua vida resume-se em afundar-se no trabalho imaginando que isso é ser produtivo e que será, ou está sendo, reconhecido por isso.
Podemos dizer que, resumidamente, um Workaholic (ou workólatra, em uma versão abrasileirada da denominação) é aquela pessoa que, por muito se focar em seu trabalho, pode perder fácil o controle da situação e deixar que problemas profissionais afetem os outros campos de sua vida. Ele encontra motivação em suas atividades, mas ao perceber que não estão mais sob seu domínio, começa todo um período de crise, levando o indivíduo a aumentar ainda mais as horas de trabalho diárias. Fins de semana, feriado, férias? Se isso quase não havia antes, agora então, não há sentido para tê-los!
A jornada de trabalho de um Workaholic raramente é menor que 60 horas semanais, o que implica em dizer que ele trabalhar cerca de

Relacionados