Vocabulario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vocabulário:

Alienação
Conceito que se refere a um conjunto de situações em que um ser não se reconhece porque perdeu algo da sua essência. Em HEGEL a alienação era uma condição necessária da realização do Absoluto como Espírito que tudo governa. Em MARX o sujeito da alienação é o homem e a alienação é uma degradação física e moral de que urge salvá-lo. Para Marx a alienação fundamental é aeconômica: o trabalhador é obrigado a vender o seu trabalho para satisfazer necessidades que não são especificamente humanas (comer, beber...). A exploração do trabalho aliena o trabalhador, isto é, desumaniza-o. Na raiz da degradação está a propriedade privada dos meios de produção. Só o comunismo, ao abolir esta situação, poderá salvar o homem.

Antítese
De um modo geral, a oposição entre doistermos ou proposições. Mas a palavra tem também um uso mais específico. Em KANT designa o segundo termo da oposição DIALÉCTICA que constitui as ANTINOMIAS (sendo o primeiro a TESE). Na dialética de HEGEL e no materialismo dialético, da oposição entre TESE e antítese resulta uma síntese que supera ambas.

Antropocentrismo
Sistema filosófico que considera o homem como o centro do universo.Axiologia
Teoria dos valores. A axiologia é o ramo da filosofia que estuda a natureza dos valores. Alguns filósofos consideram que o problema central da axiologia é a justificação dos juízos práticos em geral, confundindo-se em grande parte com a filosofia da ação e, mais recentemente, com a teoria da decisão. Outros acham que se trata da justificação dos juízos morais em particular.Contingência
Qualidade de contingente. Fator possível, mas incerto. Possibilidade. Eventualidade, possibilidade de que alguma coisa aconteça ou não.



Cosmo

é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo. O cosmo é a totalidade de todas as coisas deste Universo ordenado, desde as estrelas, até as partículassubatômicas. Pode ser estudado na Cosmologia. O astrônomo Carl Sagan define o termo cosmos como sendo "tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será".



Cultura

é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade

Crise


1. [Medicina] Mudança súbita ouagravamento que sobrevém no curso de uma doença aguda (ex.: crise cardíaca, crise de epilepsia).
2. Manifestação súbita de um estado emocional ou nervoso (ex.: crise de choro, crise nervosa). = ACESSO, ATAQUE.
3. Conjuntura ou momento perigoso, difícil ou decisivo.
4. Falta de alguma coisa considerada importante (ex.: crise de emprego, crise de valores).
5. Embaraço na marcha regular dosnegócios.
6. Desacordo ou perturbação que obriga instituição ou organismo a recompor-se ou a demitir-se.


Dedução

Um argumento cuja validade depende unicamente da sua forma lógica, ou da sua forma lógica juntamente com os conceitos usados. Por exemplo, o argumento seguinte é dedutivo: "Se os animais têm direitos, têm deveres; dado que não têm deveres, não têm direitos". É dedutivo porque a suavalidade depende unicamente da sua forma lógica, que neste caso é a seguinte: "Se P, então Q; não Q; logo, não P". O argumento seguinte é dedutivo porque a sua validade depende unicamente da sua forma lógica juntamente com os conceitos usados: "A neve é branca; logo, tem cor". Não é verdade que nos argumentos dedutivos se parta sempre do geral para o particular. O argumento seguinte é dedutivo etanto a sua premissa como a sua conclusão são particulares: "Alguns filósofos são gregos; logo, alguns gregos são filósofos".


Dialéctica

Originariamente, a arte do diálogo e da discussão. Em SÓCRATES é o processo que permite, por perguntas e respostas, refutar os oponentes expondo as contradições e as dificuldades das suas posições. Para PLATÃO, a dialéctica é o processo que permite...
tracking img