Vocabulario sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 01  -  Vocabulário Sociologia
Alienação: Significa estar alheio à realidade que o cerca e, portanto, ter uma visão distorcida da mesma.
Anomia: A palavra é de origem grega, a + nomos, donde a significa ausência, falta, privação, inexistência; e nomos quer dizer lei, norma; anomia significa, portanto falta de lei ou ausência de normas de conduta. 
Antinomia:  Situação em que asnormas de um grupo ou sociedade são contraditórias ou opostas entre si.
Capitalismo: Sistema em que os meios de produção são de propriedade privada de uma pessoa (ou grupo de pessoas) que investe o capital; o proprietário dos meios de produção (capitalista) contrata o trabalho de terceiros que, portanto, vendem a sua força de trabalho para a produção de bens. Estes depois de vendidos, permitem aocapitalista, não apenas a recuperação do capital investido, mas também a obtenção de um excedente - o lucro. Tanto a compra dos meios e factores de produção quanto a venda dos produtos, resultantes da actividade empresarial, realizam-se no mercado de oferta e procura de bens e serviços, existente na sociedade capitalista.
Classe Social:  É um agrupamento legalmente aberto, mas na realidadesemifechado.
Comunismo: O comunismo é mais uma doutrina econômica do que política. Consiste numa filosofia social ou sistema de organização social baseada no principio da propriedade pública, colectiva, dos meios materiais de produção e de serviço econômico; encontra-se unido a doutrinas que se preocupam em formular os procedimentos mediante os quais pode ser estabelecido e conservado. Sob este aspecto,difere do socialismo, por preconizar a impossibilidade da reforma e de a sua instauração em medidas fragmentárias e de carácter lento.
Controle Social: Conjunto das sanções  positivas e negativas a que uma sociedade recorre para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos (Rocher). O controle social pode ser informal (natural, espontâneo, baseado nas relações pessoais e íntimasque ligam os componentes do grupo) e formal (artificial, organizado, exercido principalmente pelos grupos secundários).
Consciência Coletiva: Soma de crenças e sentimentos comuns à média dos membros da comunidade, formando um sistema autónomo, isto é, uma realidade distinta que persiste no tempo e une as gerações (Durkheim).
Costumes (mores): Normas de conduta coletiva, obrigatória, dentro de umgrupo social.
Cultura: Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster).
Cultura de Massa: É a divulgação, sem que se possa contestá-las ou debatê-las, de mensagens pré-fabricadas, cuja mediocridade prevê a suaaceitação por pessoas de qualquer nível de conhecimento e idade mental, nivelando "por baixo" as informações, uniformizando o uniforme e sintetizando os lugares-comuns, com a finalidade de tornar a cultura um conjunto semelhante, constante e não questionado.
Desvio Social: O comportamento de um desvio é conceituado não apenas como um comportamento que infringe uma norma por acaso, mas também como umcomportamento que infringe determinada norma para a qual a pessoa está orientada naquele momento; o comportamento de um desvio consiste, pois, em infracção motivada.
Estereótipos: São construções mentais falsas, imagens e ideias de conteúdo alógico, que estabelecem critérios socialmente falsificados. Os critérios baseiam-se em características não comprovadas e não demonstradas, atribuídas a pessoas,a coisas e a situações sociais, mas que, na realidade, não existem.
Estratificação social: Diferenciação de indivíduos e grupos em posições (status), estratos ou camadas, mais ou menos duradouros e hierarquicamente sobrepostos. Características: tem carácter social, é antiga, é omnipresente, é diversa nas suas formas, tem influência, isto é, as coisas mais importantes, mais desejadas e,...
tracking img