Vocabulario juridico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES

1) Qual a diferença, para os linguísticas, entre léxico, dicionário e vocabulário?
Para os linguísticas a diferenças semânticas entre os vocábulos:
Léxico: é um inventário aberto, com número infinito de palavras, podendo ser sempre acrescidos e enriquecidos não só pelo surgimento de novos vocábulos, mas também por mudanças de sentidos dos já existentes na língua.
Dicionário: éo elemento concreto da língua e possui grande mobilidade, apesar de não registrar ele todas as possibilidades lexicais.
Vocabulário: é o uso do falante, é a seleção e o emprego de palavras pertencentes ao léxico para realizar a comunicação humana.

2) Explique o que são os sentidos denotativo e conotativo das palavras?
Denotação: a palavra apresenta-se em seu sentido básico, tal comoaparece no dicionário.
Conotação: a palavra apresenta-se com seu significado alterado, permitindo diferentes interpretações, sempre dependendo do contexto que aparece.
Para apreensão do sentido conotativo de uma palavra ou de uma frase é necessário que se conheça primeiro, o sentido denotativo. A conotação é sempre uma extensão da denotação.

3) Explique os três tipos de palavras do vocabuláriojurídico?
Três são os tipos de vocabulários jurídicos: unívocos, equívocos e análogos.
Unívocos: são os que contêm um só sentido – A codificação vale-se deles para descrever delitos e assegurar direitos. São unívocas, ainda, palavras pertencentes ao jargão do profissional do Direito. Ex: Furto. Art. 155, CP-Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia Móvel; Roubo. Art. 157, CP – subtrair,para si ou para outrem, coisa alheia mediante a grave ameaça ou violência, depois de reduzir a resistência da pessoa. Pode-se se dizer que univocidade são os termos técnicos do vocabulário especializado.
Equívocos: são os vocábulos plurissignificantes, possuindo mais de um sentido e sendo identificado no contexto. Ex: Sequestrar no Direito Processual é apreender judicialmente bem em litígio. Jáno Direito Penal é privar alguém de sua liberdade de locomoção.

Análogos: são os que, não possuindo étimo comum, pertencem a uma mesma família ideológica, sendo sinônimos, apesar de distinções semânticas porque a sinônima perfeita inexiste. Ex: Resolução (dissolução de um contrato, acordo, ato jurídico) – Resilição (dissolução pela vontade dos contraentes) – Rescisão (dissolução por lesão docontrato)

4) O que são: polissemia, homonímia, homofonia e hemografia?
Polissemia: é a multiplicidade significativa de um mesmo significado.
Homonímia: é a identidade fônica (homofonia) ou a identidade gráfica (homografia) de dois morfemas que não tem mesmo sentido.
Homofonia: são palavras que pronunciam da mesma maneira, mas tem grafia e significado diferente.
Homografia: palavrasque possuem forma gráfica igual ou semelhante, nas que pronuncia de maneira diferente possuindo significado diferente.

5) Quais são as fontes da homonímia nas palavras em geral? Explique-as.
Três são as fontes de Homonímia: convergência fonética, divergência semântica e influência estrangeira.
Convergência fonética: duas ou mais palavras por meio de mudanças fonéticas – Ex.: a palavraRio: “O rio São Francisco vai bater no meio do mar” (Zé Dantas). Eu rio com as brigas no congresso.
Divergência semântica: ocorre quando dois ou mais significados de uma palavra se difere de tal forma que acaba por ocorrer uma plena ruptura entre elas – Ex.: escudo (arma defensiva) e escudo (moeda).
Influência estrangeira: os empréstimos são incorporados ao sistema fonético da língua, para seremincorporados acabam por coincidir com a palavra já existente – Ex.: manga (parte da blusa) e manga (fruta).

6) Quais são as fontes da polissemia nos termos jurídicos? Explique-as.
São cinco as principais fontes de polissemia:
Mudança de aplicação: ocorrem no contexto. Quando diz que um Rapaz é um gato desloca-se o sentido do animal, aplicando na pessoa humana alguns atributos do felino....
tracking img