VOC Quest Es Bauman

493 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Sul da Bahia
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Paulo Freire
CC Vocacional Humanidades
Docente: Marcelo Andrade
Discente: Carolina Ferreira Ferraz

Questões para reflexão do capítulo “Observação e Sustentação de nossas vidas”, contido em “Aprendendo a pensar com a sociologia”, de Zygmunt Bauman e Tim May

1. As fronteiras entre “nós” e “eles” provém a manutenção da identidade, por meio da distinção. Como isso ocorre e com que consequências para o modo como vemos os outros e nós?

A identidade que formamos dos grupos que sentimos pertencer e entendemos, ou seja, o “nós”, é formada a partir do entendimento que existe o “eles”, ou seja, do/dos grupos que não temos acesso e não temos pretensão de pertencer. Estes dois opostos são inseparáveis e é impossível ter o sentimento real de pertencimento a um grupo e o estabelecimento de coesão e solidariedade e coesão entre os indivíduos deste, o sentimento de “nós”, sem estabelecer uma fronteira e entender os outros como “eles”. É a partir dessa situação que passamos a ter “ferramentas para cartografar o mundo”, segundo Bauman, estabelecendo o entendimento que temos de nós mesmos e do mundo, o entendimento de “nós” e “deles”.

2. Existe uma “união” ou “laço comum” partilhado pela humanidade como um todo?

A humanidade é um grupo heterogêneo de seres vivos, porém, ainda um grupo. Sendo assim, existe ao menos esse laço comum. Acontece que, enquanto grupo altamente heterogêneo, existe dentro desse grupo maior tantos outros e dentro desses outros também outras subdivisões, que conversam ou não entre si, que esse laço, proveniente desse primeiro grupo, o humano, torna-se pouco palpável.

3. Que práticas de segregação e de concessão de direitos você vê em sua cidade? Você se considera beneficiário ou vítima delas? Por quê?

A partir do entendimento de que em uma cidade estão contidos diferentes territórios/grupos e, se tratando do sistema em que estamos inseridos, existe divisão em classes

Relacionados

  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas