Você e seus projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo da Você S.A. – Agosto de 1999:

NOVA EQUAÇÃO: VOCÊ = SEUS PROJETOS
Eis a equação que vale ouro para a sua carreira. Hoje é fundamental que você crie, defenda e implante projetos que sejam capazes de transformá-lo numa estrela.
Por Tom Peters
Aprendi sobre o futuro do trabalho vivendo de projetos. Projetos do tipo que se faz rotineiramente em uma empresa prestadora de serviços. Há maistempo do que me permito lembrar, apresentei-me na sede da Mckinsey & Co., em São Francisco, para o meu primeiro dia de trabalho como consultor profissional. Comecei a trabalhar às 9 horas da manhã e, no mesmo dia, às 3 da tarde, estava em um avião indo para Clinton, no estado de Iowa. Missão: trabalhar em um projeto numa usina petroquímica que envolvia um investimento de 150 milhões dedólares. Na ocasião, eu não era capaz nem mesmo de soletrar a palavra "petroquímica", ainda que me ajudassem. Mas essa era a rotina de quem trabalhava com "projetos".
Avance 25 anos no tempo. Todo o trabalho desenvolvido hoje em dia por executivos é considerado um projeto.
O único fato interessante que influencia a todos nós é que o trabalho está sendo reinventado. A revolução do trabalho quetransformou a vida dos operários nos anos 70 e 80 está finalmente chegando aos escritórios e cubículos dos executivos. Para o operário, a força propulsora das mudanças foi a automação das fábricas, que passaram a usar como ferramenta as máquinas programáveis. Para quem trabalha em escritório, essa força tem sido a tecnologia dos computadores: sistemas de planejamento de recursos organizacionais,groupware, intranets, extranets, sistemas especialistas, a Web e o comércio eletrônico.
Após décadas de descaso indiscriminado, as empresas estão finalmente enfrentando o problema da baixa produtividade de seus funcionários - e compreendendo que precisam reorganizar o trabalho de maneira completamente nova. Os velhos métodos de trabalho são lentos demais e complicados demais. É difícil controlá-los. Édifícil mensurar seu valor. Paralelamente, os próprios executivos estão se dando conta de que precisam repensar a própria natureza do trabalho. Se desejam ter o que fazer no futuro, precisam ser capazes de demonstrar de maneira clara, precisa e convincente como podem agregar valor.
A resposta, aliás, a única: ter um projeto.
Não qualquer projeto, mas sim um que se inclua naquilo que eu e meuscolegas batizamos de "Grandes Projetos": projetos que agregam valor, que são importantes, que fazem diferença, que deixam um legado e, é claro, que transformam você em uma estrela. Projetos que se destacam são o futuro do trabalho, porque mais de 90% dos cargos executivos estão atualmente ameaçados e passando por um processo de transformação, que tornará quase impossível sua identificação ou oseliminará por completo.
Arquitetos, contadores, desenhistas gráficos, advogados, consultores e todos os demais trabalhadores de empresas prestadoras de serviços "oficiais" sabem o que significa a rotina dos projetos. Como profissional, aos 56 anos, posso honestamente dizer que vivo a nova fórmula:
Eu = Meus Projetos.
Contudo, essa idéia é completamente nova para os executivos clássicos quetrabalham nos departamentos de recursos humanos, nos departamentos financeiros e em todos os demais departamentos das empresas médias dos Estados Unidos que atuam nas áreas de fabricação, produção e operação. Qualquer trabalho que possua um valor econômico é um projeto.
Pelo fato do trabalho por projeto estar se tornando tão importante, algumas regras são necessárias para que se pense sobre esse métodode forma correta:
O trabalho por projeto, é o veículo pelo qual os fracos se tornam fortes.
Esqueça os "programas de gerência participativa". Em vez disso, participe voluntariamente de qualquer projeto, mesmo ruim, que apareça. Organize a festa de Natal do escritório. (Transforme esse evento desagradável em uma festa que transmita a todos os funcionários uma mensagem do tipo "obrigado pelo...
tracking img