Você pode entender a bíblia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Você pode
entender
a Bíblia

Nesta série:

Entender a Bíblia — um prazer à sua disposição
Entender a Bíblia — o que o ajudará a conseguir isso?

ENTENDER A BÍBLIA
O que o ajudará a conseguir isso?

“ESCONDESTE cuidadosamente estas coisas dos sábios e dos intelectuais, e as revelaste aos pequeninos.” (Lucas 10:21) Essas palavras de Jesus dirigidas ao seu Pai celestial indicamque, para entender a Bíblia, precisamos ter a atitude correta. A sabedoria de Jeová é revelada no fato de ele ter providenciado um livro que apenas as pessoas humildes, dispostas a aprender, podem realmente entender.

Demonstrar humildade não é fácil para a maioria de nós. Todos herdamos a tendência de ser orgulhosos. Além disso, vivemos nos “últimos dias”, entre pessoas que são ‘amantes de simesmas, teimosas, enfunadas de orgulho’. (2 Timóteo 3:1-4) Se tivermos essas atitudes, será difícil entender a Palavra de Deus. Infelizmente, todos nós somos afetados, até certo ponto, pelas pessoas à nossa volta. Então, como você pode cultivar a atitude necessária para entender a Bíblia?
Prepare o coração e a mente

Esdras, um antigo líder do povo de Deus, ‘preparou seu coração para consultar alei de Jeová’. (Esdras 7:10) Existe algum modo de prepararmos o coração? Existe. Podemos começar por adotar um conceito correto sobre as Escrituras. O apóstolo Paulo escreveu para companheiros cristãos: “Quando recebestes a palavra de Deus, que ouvistes de nós, vós a aceitastes, não como a palavra de homens, mas, pelo que verazmente é, como a palavra de Deus.” (1 Tessalonicenses 2:13) Emborafossem usados homens para escrever a Bíblia, o que eles escreveram vinha de Jeová. Reconhecer essa verdade fundamental nos tornará mais receptivos ao que lemos. — 2 Timóteo 3:16.
Mulher orando antes de lera a Bíblia

A oração é um outro modo de prepararmos nosso coração. Visto que a Bíblia foi inspirada por espírito santo, é com a ajuda desse espírito que entenderemos a mensagem escrita nela.Devemos orar pedindo tal ajuda. Note que era isso que desejava o salmista que escreveu: “Faze-me entender, para que eu observe a tua lei e para que eu a guarde de todo o coração.” (Salmo 119:34) Precisamos orar não só para ter a capacidade mental de compreender o que está escrito, mas também para ter a atitude de coração que nos permitirá aceitá-lo. Para entender a Bíblia, precisamos ser receptivos àverdade.

Ao meditar para cultivar a atitude mental correta, pense no que o estudo da Bíblia pode fazer por você. Temos muitas razões excelentes para ler a Palavra de Deus, porém, a mais importante é que ela nos ajuda a nos achegar a Deus. (Tiago 4:8) Quando lemos sobre como Jeová reage a diversas situações, como ele valoriza os que o amam e como lida com os que o abandonam, discernimos que tipode pessoa ele é. Nossa motivação principal ao ler a Bíblia deve ser sempre conhecer melhor a Deus e assim fortalecer nosso relacionamento com ele.
Obstáculos que dificultam a atitude correta

O que poderia dificultar nosso entendimento da Palavra de Deus? Um obstáculo é o senso de lealdade mal direcionado. Por exemplo, talvez suas crenças e opiniões sejam iguais às de certas pessoas que você temem alta estima. Mas e se essas pessoas não defendem ou não prezam realmente a verdade da Palavra de Deus? Nesse caso, entender o que a Bíblia realmente ensina talvez seja um desafio. É por isso que a Bíblia nos incentiva a examinar com cuidado o que nos foi ensinado. — 1 Tessalonicenses 5:21.

Maria, mãe de Jesus, enfrentou um desafio assim. Ela foi criada de acordo com a tradição judaica.Obedecia cuidadosamente à Lei mosaica e sem dúvida ia à sinagoga. Mais adiante na vida, ela reconheceu que o modo de adoração que seus pais lhe haviam ensinado não era mais aceitável a Deus. Assim, Maria aceitou os ensinamentos de Jesus e foi um dos primeiros membros da congregação cristã. (Atos 1:13, 14) Isso não era uma demonstração de desrespeito por seus pais ou pelas tradições deles; em vez...
tracking img