Voando sobre o ninho de cucus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No âmbito da matéria dada em Sociologia, as instituições, vimos o filme “Voando sobre um ninho de cucos”.
Este filme trata de um homem, McMurphy, que para escapar á prisão devido a pequenos delitosque comete faz-se passar por maluco. Este consegue escapar à prisão mas é enviado para um asilo mental, convivendo com pacientes que têm problemas mentais, sendo observado diariamente por uma equipaprofissional que tenta entender o seu comportamento de modo a perceber se este é de facto maluco como afirma.
A sua estadia neste asilo mental, altera a rotina dos pacientes com quem convive com assuas atitudes, pois vai tentando anima-los com apostas, jogos de cartas, ensinando basquetebol, levando-os à pesca etc. As enfermeiras fazem reuniões com os pacientes para que estes falem dos seusproblemas, estas asseguram a ordem e cumprimento das regras do internato.
Este filme insere-se na matéria das instituições uma vez que uma instituição é:
Qualquer estrutura ou mecanismo de ordem social ede cooperação que governa o comportamento de um grupo de indivíduos numa dada comunidade.
Quando a classificação da instituição presente no filme é um serviço público, um hospital, em que severifica o estabelecimento de normas socialmente aceites e o desenvolvimento de procedimentos comuns, necessários á satisfação das necessidades básicas dos pacientes, isto é, portanto um conjunto deindivíduos institucionalizados. Quem assegura o cumprimento das normas e dos costumes vigentes são as enfermeiras e os membros do hospital psiquiátrico.
O objectivo desta instituição é avaliar e tratar osseus pacientes de maneira adequada e garantir a normalidade dentro da instituição.
Para a compreensão das instituições é necessário ter em conta o papel que estas desempenham na ordem social, uma vezque levam os seus membros a ter um comportamento conformista em relação a modelos e valores previamente estabelecidos que garantem a ordem desta instituição. A ordem social é portanto, a existência...
tracking img