Voando sobre o ninho de cucus

399 palavras 2 páginas
No âmbito da matéria dada em Sociologia, as instituições, vimos o filme “Voando sobre um ninho de cucos”.
Este filme trata de um homem, McMurphy, que para escapar á prisão devido a pequenos delitos que comete faz-se passar por maluco. Este consegue escapar à prisão mas é enviado para um asilo mental, convivendo com pacientes que têm problemas mentais, sendo observado diariamente por uma equipa profissional que tenta entender o seu comportamento de modo a perceber se este é de facto maluco como afirma.
A sua estadia neste asilo mental, altera a rotina dos pacientes com quem convive com as suas atitudes, pois vai tentando anima-los com apostas, jogos de cartas, ensinando basquetebol, levando-os à pesca etc. As enfermeiras fazem reuniões com os pacientes para que estes falem dos seus problemas, estas asseguram a ordem e cumprimento das regras do internato.
Este filme insere-se na matéria das instituições uma vez que uma instituição é:
Qualquer estrutura ou mecanismo de ordem social e de cooperação que governa o comportamento de um grupo de indivíduos numa dada comunidade.
Quando a classificação da instituição presente no filme é um serviço público, um hospital, em que se verifica o estabelecimento de normas socialmente aceites e o desenvolvimento de procedimentos comuns, necessários á satisfação das necessidades básicas dos pacientes, isto é, portanto um conjunto de indivíduos institucionalizados. Quem assegura o cumprimento das normas e dos costumes vigentes são as enfermeiras e os membros do hospital psiquiátrico.
O objectivo desta instituição é avaliar e tratar os seus pacientes de maneira adequada e garantir a normalidade dentro da instituição.
Para a compreensão das instituições é necessário ter em conta o papel que estas desempenham na ordem social, uma vez que levam os seus membros a ter um comportamento conformista em relação a modelos e valores previamente estabelecidos que garantem a ordem desta instituição. A ordem social é portanto, a existência de

Relacionados

  • Dsisturbios
    3553 palavras | 15 páginas
  • Illuminatis
    100990 palavras | 404 páginas
  • CLARISSA
    54068 palavras | 217 páginas
  • ulisses
    289953 palavras | 1160 páginas