Vm em tce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEC Tratamento fisioterápico em paciente com TCE submetido à ventilação mecânica. Um estudo de caso | |
| Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia NeurofuncionaUniversidade Tuiuti do Paraná -UTP(Brasil) | Rodrigo José Knabbenrodrigokfisio@gmail.com | |
| ResumoNo atual estágio dos conhecimentos sobre trauma de crânio, reconhece-se um papel extremamente destacado pela adequadaassistência ventilatória. Os níveis de oxigênio e gás carbônico influenciam decisivamente o funcionamento do sistema nervoso central. A definição de como conduzir a assistência ventilatória, para ajudar a obter uma evolução mais favorável possível nos traumatizados de crânio, deve fazer parte da abordagem terapêutica na mesma forma que outras, com indicação ou não de cirurgia, monitorização, tomografiaetc.O presente estudo tem como objetivo demonstrar a atuação da fisioterapia no tratamento de paciente com TCE submetido a ventilação mecânica internado na UTI do Hospital Regional de São José. O tratamento adotado preconizou fisioterapia respiratória, através de exercícios para a manutenção física e pulmonar. A análise dos resultados obtidos no presente estudo revela um: Aumento da expansibilidadeda caixa torácica. A ausculta pulmonar mostrava murmúrio vesicular presente diminuído em HTE com presença de roncos e estertores creptantes. Os resultados indicaram que o tratamento adotado, desde o seu início até o final, teve grandes benefícios para a manutenção respiratória do paciente.Unitermos: TCE. Ventilação mecânica. Fisioterapia. Tratamento. | |
| http://www.efdeportes.com/ RevistaDigital - Buenos Aires - Año 13 - Nº 127 - Diciembre de 2008 | |
1 / 1
Introdução
O TCE foi definido pela National Head Injury Foundation como: lesão craniana traumática é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por forças física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência que resulta em comprometimento das habilidadescognitivas ou do funcionamento físico. Pode também resultar de distúrbios do funcionamento comportamental ou emocional. Este pode ser permanente ou temporário e provocar comprometimento funcional parcial ou total, ou mau ajustamento psicológico. Seu quadro neurológico é complexo devido à natureza das lesões que podem estar isoladas ou associadas, determinando comprometimentos diversos (FELIPPE, 1990).Para Sallum (1999) os acidentes de trânsito originam morbidade e mortalidade altas relacionada ao trauma. São a segunda causa externa de mortalidade no país, perfazendo um dos índices mais elevados do mundo. As lesões cerebrais pioram o prognóstico, causam muitas mortes e se constituem na lesão isolada de maior ocorrência em traumas com desfechos fatais .
Entre os pacientes politraumatizados, 50%apresentam TCE associado que agrava o prognóstico das vítimas. O Sistema Nervoso Central é susceptível a agressão, possuindo pouca capacidade de recuperação (SOUZA, 1999).
As forças de aceleração, desaceleração e rotação são responsáveis pelos mecanismos de lesão. Originam lesões no local do impacto ou longe do segmento cefálico que recebeu o golpe. A lesão primária abrange as contusões dasubstância cinzenta, lesões difusas na substância branca e fraturas (UMPHRED, 1994).
A lesão focal pode ocorrer no ponto de impacto ou em um ponto oposto pelo mecanismo de contragolpe, resultando em deslocamentos das estruturas cerebrais. As contusões cerebrais da substância cinzenta, com resultante hemorragia parenquimatosa e superficial, podem ser leves ou graves. As lacerações são provenientes deabrasões na superfície cerebral pelas irregularidades ósseas internas, provocadas principalmente por fraturas com afundamento. (SULLIVAN, 1993).
Os hematomas intracerebrais traumáticos são lesões raras de forma isolada. Geralmente estão associados a algum outro tipo de hemorragia intracraniana ( extra ou subdural) ou a contusões cerebrais e edema (MELLO-SOUZA, 2000).
O mecanismo que leva a...
tracking img