Vladimir herzog

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio São Francisco de Assis.


Vladimir Herzog

Pesquisa de base.

Nome:Arthur Lima
Nº :1
Série:2º Ensino Médio B

Vlado começou sua carreira de jornalista em 1959 como repórter de O Estado de S. Paulo,onde conheceu Paulo Markun, logo depois de se formar em Filosofia na Universidade de São Paulo. Ali ficou até 1965, tendo sido um dosrepórteres de maior destaque para a equipe pioneira que foi instalar a sucursal do Estado em Brasília, nos primeiros meses na nova Capital. Exerceu também as funções de redator e, interinamente, de chefe de reportagem do jornal.
Na televisão, ele entrou em 1963, acumulando com o trabalho de jornal, como redator e secretário do "Show de Notícias", o telejornal diário do extinto Canal 9 de SãoPaulo,TV-Excelsior. Essa experiência, que o colocou em contato, pela primeira vez com o telejornalismo, foi a base para o passo seguinte de sua carreira. Em 1965, Vlado foi para Londres, contratado pelo Serviço Brasileiro da BBC, como produtor e locutor, prestando colaboração também ao Departamento de Cinema e TV do Central Office of Information, órgão do Foreign Office, na produção e apresentação deprogramas sobre a Inglaterra, para a televisão brasileira.
Foi ainda durante sua estada em Londres onde nasceram seus dois filhos, Ivo, de 9 anos, e André, de 7 que Vlado aprimorou seus conhecimentos de televisão e cinema, cursando, como bolsista indicado pela Secretaria da Educação de São Paulo, o Film and Television Course for Overseas Students, no Centro de Televisão da BBC. O curso (e o estágio detrês meses em vários departamentos da BBC-TV).Logo antes de sua volta ao Brasil, em 1968, mas não para a televisão diretamente. Vlado foi trabalhar na revista Visão, onde ficou durante 5 anos, como editor cultural.
“Desse período de convivência diária, disse o colega que escreveu sua biografia no último número da revista, o mínimo que se poderia dizer do amigo Vlado é de sua integridade ehonestidade profissional, traduzindo o rigor com que encarava o trabalho de jornalista: informar e discutir a sua época. Nisso ele era intransigente".
Essa intransigência não era só com os colegas ou eventuais colaboradores de sua editoria. O rigor e o zelo profissional que exigia dos outros, Vlado tinha também no seu próprio trabalho: em 1971, quando o ministro da Educação, Jarbas Passarinho,ironizava dizendo que "antes, qualquer prefeito se satisfazia com um chafariz novo na praça; agora, todos querem uma TV-educativa", Vlado fez uma matéria de capa para a revista Visão - o estudo jornalístico mais completo que se fez até hoje sobre o problema no Brasil. Levou quatro meses esmiuçando,degradando e ‘’expremendo’’ livros até adquirir a última informação, acompanhando experiências em váriosEstados, assistindo TV toda noite, fazendo entrevistas e, finalmente, escrevendo a matéria.
A mesma seriedade profissional ele levou para a TV-Cultura em 1972, quando foi chamado para secretariar o lançado telejornal "Hora da Notícia” edição noite e, ainda, para a Fundação Armando Álvares Penteado, onde deu aulas de telejornalismo na mesma época, e para a Escola de Comunicações e Artes da USP, ondeera professor desde o último semestre.
Na TV-Cultura, para onde tinha retornado em setembro, agora como diretor do Departamento de Telejornalismo, Vlado viu, finalmente, a oportunidade de comandar um trabalho dentro do conceito que tinha,da grande responsabilidade social do jornalismo na TV e naquela epóca,que era,informar aos assustados brasileiros,o que acontecia do lado de fora de seusportões.Opinar para o mundo sua opinião sobre a situação em que viviam em 1972.
* "ANTONIO CONSELHEIRO"
* Jornalismo = diálogo, um projeto que ficou
* O projeto de Vlado para a TV
* O que ia ser feito

Notícias Atuais.

 O jornalista Vladimir Herzog de 38 anos, casado, pai de dois filhos e diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo, foi encontrado morto, supostamente...
tracking img