vjamba

1542 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

Podemos perceber o ambiente vendo, ouvindo, cheirando, apalpando, sentindo sabores. Recebemos informações sobre o meio que nos cerca. Ao processá-las em nosso cérebro, nós as interpretamos, seja como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis, etc. Depois dessa interpretação, respondemos aos estímulos do ambiente, interagindo com ele.
Nossos corpos podem fazer diversas coisas que uma máquina não é capaz.
Recebemos informações sobre o ambiente através dos cinco sentidos: visão, audição paladar, olfacto e tato.
Os seres que possuem olhos mais simples, não fazem mais do que detectar se a zona onde se encontra está iluminada ou escura. Já os seres que têm olhos mais complexos, possuem o sentido da visão.

A visão
Os olhos são órgãos fotossensíveis complexos que atingem alto grau quanto sua evolução, possibilitando uma análise minuciosa quanto à forma dos objectos, sua cor e intensidade de luz reflectida. Em outras palavras, ele é capaz de perceber a luz e transformar essa percepção em impulsos eléctricos.
A energia luminosa (luz) chega aos nossos olhos trazendo informações do que existe ao nosso redor. Nossos olhos conseguem transformar o estímulo luminoso em uma outra forma de energia (potencial de acção) capaz de ser transmitida até o nosso cérebro. Esse último é responsável pela criação de uma imagem a partir das informações retiradas do meio.
O olho é composto por três túnicas dispostas concentricamente, são elas:
1. A camada externa, formada pela esclera e córnea;
2. A camada média ou túnica vascular, constituída pela coróide, pelo corpo ciliar e pela íris;
3. A camada interna ou a retina, que se comunica com o cérebro por meio do nervo óptico
A parte anterior da esclera é constituída pela córnea, que é uma membrana curva e transparente por onde passa a luz.
Além da córnea, há a coróide – essa membrana intermediária apresenta muitos vasos sanguíneos que nutrem as células oculares.
Na

Relacionados