Viver e conviver na tterceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA EVOLUÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: PROJETOS SOCIAIS, GESTÃO E GOVERNANÇA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS.


FRANCISCA ZULEIDE DA ROCHA MAGALHÃES


PROJETO DE INTERVENÇÃO
VIVER E CONVIVER NA TERCEIRA IDADE

FORTALEZA – CE
2013

FRANCISCA ZULEIDE DA ROCHA MAGALHÃES



PROJETO DE INTERVENÇÃO
VIVER E CONVIVER NA TERCEIRA IDADETrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para a obtenção do título de Especialista em Serviço Social: Projetos Sociais, Gestão e Governança e Políticas Públicas Sociais da Faculdade de Tecnologia Evolução.

Orientador: Professor Especialista José Edson Girão Santiago









FORTALEZA – CE
2013
RESUMO

O presente trabalho foi elaborado para finsde conclusão do curso de Especialização traz como objetivo intervir na problemática dos idosos da Cidade de Granja tendo como temática a vivência diária e o convívio social dos idosos optando-se por uma estratégia pautada na construção coletiva de ações programáticas como: rodas de conversa, palestras socioeducativas, atividades físicas e ações de lazer. Participarão da experiência alunos dafaculdade de tecnologia evolução do curso de especialização em serviço social: projetos sociais, gestão e governança e políticas públicas sociais. Com base na programação espera-se obter um resultado satisfatório tanto da nota do trabalho como nas mudanças positivas dos idosos que participarão do Projeto.

Palavras-chave: vivencia e convivência na terceira idade, mudanças de hábito, promoção da vidana terceira idade.

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 04
2 PROBLEMÁTICA 05
3 JUSTIFICATIVA 05
4 PÚBLICO ALVO 06
5 OBJETIVOS 06
6 RESULTADOS ESPERADOS 07
7 REFERENCIAL TEÓRICO 07
8 METODOLOGIA 08
9 CRONOGRAMA 09
10 INDICADORES DE DESEMPENHO 09
11 INVESTIMENTOS (ORÇAMENTO SIMPLIFICADO) 10
12 PARCEIROS TÉCNICOS/FINANCEIROS 10
REFERÊNCIAS 11

O.PÇ

1. INTRODUÇÃOConsiderando o aumento de idosos na cidade de Granja-CE, constatou-se a necessidade de intervir na realidade que aflige grande parte da população acima de 60 anos.
Observando idosos de diferentes ruas da cidade que frequentam o Centro de Referencia de Assistência Social-CRAS II, constatou-se que o acúmulo progressivo de situações de vulnerabilidade social que assola as famílias nas áreas observadas,atinge principalmente a pessoa idosa de baixa renda, esta que, caracteriza-se pelo acúmulo de incapacidades progressivas nas suas atividades funcionais e de vida diárias associadas a condições socioeconômicas, cultural e saúde física/mental a diversas.
Os idosos em situação de vulnerabilidade social carecem de iniciativas que estimulem sua autonomia e a busca pela efetivação de seus direitos.Contudo, se faz necessário favorecer a qualidade de vida nessa fase, promovendo a oportunidade dos idosos participantes do Projeto Viver e Conviver na Terceira Idade passarem por uma readaptação mais tranquila à terceira idade.
Os idosos que acabam por viver a vida dos filhos ou netos poderão conhecer novas perspectivas de vencia que poderão proporcionar-lhes uma velhice diferenciada, maisprazerosa e feliz.
Os encontros de palestras e rodas de conversa apresentam-se como formas alternativas do idoso sair do isolamento e voltar ao convívio social, além de proporcionar-lhes momentos de descontração e alegria.
Portanto, o referido projeto reunirá idosos numa dinâmica diferenciada da realidade em que se encontram hoje com o intuito de promover melhores formas de aproveitar a fase davelhice com mais alegria e de forma mais saudável.

2. PROBLEMÁTICA

O acúmulo progressivo de situações de vulnerabilidade social que aflige os idosos nas áreas visitadas caracteriza-se pelo acúmulo de incapacidades progressivas nas suas atividades funcionais e de vida diárias associadas a condições socioeconômicas, cultural e saúde física/mental a diversas.
Neste caso, há hipótese de que a...
tracking img